CONCURSO CULTURAL “A TURMA DO SÍTIO EM CLIMA DE INVERNO” : DO INFORMATIVO AO CRIATIVO
25 setembro de 2017Por Paulo de Tarso Rezende Ayub
O concurso cultural dos quintos anos em 2017, vinculado à viagem acadêmica a Campos do Jordão/Taubaté e mote avaliativo em Ciências Sociais, promoveu um encontro inusitado da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo com uma residência de inverno em estância climática. Além de hóspedes muito bem-vindos, os personagens de Lobato teriam direito a lidar com os ambientes da casa a eles emprestada, para praticarem as releituras e interferências em que são mestres.
A proposta criada pela Escola para incentivar os alunos a um aprofundamento conceitual e exercício criativo deu pano para manga: todas as turmas mergulharam fundo no universo de Lobato e no estudo de aspectos estéticos e funcionais das residências de inverno. Como desdobramento, um conjunto de produções de alta qualidade que levou os avaliadores a ampliarem os critérios de premiação, a fim de fazer valer a meritocracia.
Para aquecer as forjas do processo criativo, foram feitas tomadas fotográficas da residência de inverno sob diversos ângulos (privilegiando paisagismo, jardinagem, arquitetura e design de interiores), a partir das quais os alunos criariam cenas tendo os personagens do Sítio como protagonistas, a transitar entre a informatividade das Ciências Sociais e a criatividade do estilo literário.
Dentre as tantas habilidades que sobressaíram no processo, e que se refletiram na qualidade dos produtos finais, merece destacar o investimento na pesquisa e no diálogo produtivo; o estudo de técnicas de desenho, em expressão livre ou motivada; as potencialidades da linguagem e o resgate das invencionices de Lobato; a diversificação das conexões buscadas, em prol da perspectiva cultural.
O painel ilustrativo das produções vencedoras, exposto no mural do segmento, reuniu diversos atores educativos na apreciação e leitura crítica dos materiais ali reunidos, uma socialização legítima para o contexto escolar e possibilitadora de ampliações que podem se transpor para outros projetos de trabalho e iniciativas socioculturais.
Os textos premiados, ora visibilizados na íntegra, ‘falam’ por si sós e propiciam uma visão panorâmica do trabalho, em suas tantas interfaces. Os cinco vencedores principais (que alcançaram uma melhor conexão entre escrita e desenho) foram os mais fiéis ao legado de Lobato e à ilustração contextualizadora. As menções honrosas concedidas em diferentes categorias reconheceram outros méritos dos alunos-produtores, desde a criatividade e perspectiva cultural em alta conta até a excelência da linguagem e do desenho, como formas autônomas de expressão.
À Escola, como celeiro de formação, cabe a missão institucional de valorizar iniciativas como essas, dando-lhes respaldo mediante concessão de medalhas de honra ao mérito e de certificados a todos os participantes. Além disso, é salutar um contato estreito com cada turma para reconhecer de público o empenho de professoras e alunos para fazer o processo acontecer, bem como compartilhar com os envolvidos as complexidades da etapa do julgamento e subjetividade dos olhares que a permeiam, o que demanda um trabalho de bastidores compatível com a intencionalidade do trabalho.
Por ocasião da viagem presencial, os alunos terão oportunidade de experimentar ao vivo e em cores visitações e permanências em ambientes próximos aos que vivenciaram tão a fundo na criação ficcional. E poderão expor, em pequenos grupos ou conversas partilhadas, os tantos aprenderes que absorveram autonomamente ou por interação com os professores/colegas/familiares, numa mostra de que o currículo mais promissor é aquele que se constrói em espiral.
Confira abaixo as produções vencedoras:
resultado-do-concurso-cultural-a-turma-do-sitio-em-clima-de-inverno-1
resultado-do-concurso-cultural-a-turma-do-sitio-em-clima-de-inverno-1a
resultado-do-concurso-cultural-a-turma-do-sitio-em-clima-de-inverno-1b