Notícias

Comer bem também se aprende na escola

21 outubro de 2021

Comemorado no dia 21 de outubro, o Dia Nacional da Alimentação Escolar reforça que práticas saudáveis de alimentação também podem ser aprendidas na escola desde a Educação Infantil.


Alimentar-se de forma saudável, diversificada e equilibrada pode “vir de berço”, mas também ser algo aprendido na escola. Afinal de contas, o ato de se nutrir faz parte das diversas atividades realizadas diariamente pelos alunos e pode ser aproveitado para estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis de alimentação desde a infância, prática reforçada no Dia Nacional da Alimentação Escolar, comemorado nesta quinta-feira, dia 21 de outubro.
No Centro Educacional Leonardo da Vinci há mais de 30 anos é realizado o Projeto Educação Alimentar. De acordo com o diretor Mário Broetto, a escola optou por não ter cantina com alimentos industrializados e oferecer os alimentos aos alunos em refeitórios. “Com a orientação de uma equipe de Nutrição, criamos oportunidades de experimentação de itens naturais diversificados, como frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, etc., incentivando-os a adquirir hábitos saudáveis e ter uma relação amigável e consciente com a comida, além de bom comportamento à mesa”, explica.
Durante o ano e conforme a faixa etária, o projeto envolve atividades sistematizadas como rodas de estudo sobre alimentos, experimentação em sala de aula, encontro com a nutricionista da escola, plantio de sementes, acompanhamento do ciclo da vida, colheita no herbanário, entre outras.
Segundo o diretor, a expectativa é formar cidadãos que saibam fazer boas escolhas em relação à alimentação e até influenciem positivamente suas respectivas famílias nesse aspecto. “A formação integral que propomos aos nossos estudantes passa pela alimentação. Buscamos mostrar a eles que comer de forma balanceada vai além do simples satisfazer de necessidades fisiológicas, pode também ser divertido, afetivo, cultural e social”, explica o diretor.

Da Vinci na mídia: https://hojees.com.br/comer-bem-tambem-se-aprende-na-escola/

 

Tags: , ,