Ciranda de Livros: em prol da competência leitora
10 maio de 2018Por Alexandre Zanotelli
Neste mês de maio, os alunos dos quartos e quintos anos do Fundamental dão início à Ciranda de Livros, dinâmica que oportuniza leitura e socialização de diversas obras por meio do rodízio de títulos adquiridos individualmente, além da troca de percepções sobre elas.
As professoras titulares prestam orientação para o processo de escolha e as formas de aquisição via Internet, mas a compra dos livros de interesse de cada aluno é feita em casa, sob acompanhamento dos pais.
Os alunos dos quartos anos receberam a Diretora Pedagógica, Maria Helena, para discorrer sobre sua experiência leitora e auxiliá-los para um melhor proveito da atividade.
Maria Helena recorreu a um misto de imagens/textos da agenda do estudante de 2018, a fim de relacioná-los a contos e recontos dos (nem sempre) Contos de Fadas, uma literatura muito representativa em sua formação.
Recorte da agenda, como plano de fundo da explanação
Perpassou desde as histórias ouvidas de seus pais durante a infância até os contos originais dos Irmãos Grimm, Charles Perault e Andersen para retratar as modificações nem sempre positivas sobre os enredos (desconsiderando sua função de origem), numa liberdade exercida pela própria Literatura e pelo Cinema.. Há uma tendência em valorizar o final de “felizes para sempre”, apesar das intercorrências naturais e reais do existir.
No desenrolar do bom bate-papo, o qual contou com a envolvimento e a interlocução das crianças, foi ressaltado que o mais instigante de todo esse movimento é exercitar a leitura como múltiplas possibilidades, para o que a Ciranda de Livros e o contato entre leitores com diferentes interesses/visões constituem um ótimo estímulo.
Uma mostra do ambiente de trocas na Ciranda do Livro
Maria Helena colaborou ainda com sugestão de leituras de títulos por ela utilizados para fazer interface com as imagens e textos da agenda, numa mostra de que diversificar leituras é ampliar nossa visão de mundo.
- Contos de Fadas, de Perrault, Grimm, Andersen & outros. Ana Maria Machado. Editora Zahar, 288 páginas.
Este título contém as histórias originais dos mais famosos contos de fadas. Ótimo para leitura compartilhada entre pais e filhos, até para discutirem a função social dos textos originais e as interferências que sofreram ao longo da história.
- Ecos, Pam Muñoz Ryan, Editora Darkside Books, 368 páginas.
Trata-se de uma fábula que resgata a tradição dos Irmãos Grimm, tendo como plano de fundo as guerras mundiais e a depressão econômica americana, emolduradas pela sonoridade de uma flauta que traz dentro de si o espírito de três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa.
- Um conto sombrio dos Grimm, Adam Gidwitz, Editora Galera Record.
O livro tenta contar a verdadeira trama por trás da história de João e Maria. Não indicado para menores de 10 anos por conter histórias…horripilantes!!!
- Crianças dinamarquesas, Iben Sandahl, Editora Fontanar, 144 páginas.
Por mais de quarenta anos, a população da Dinamarca tem sido eleita a mais feliz do mundo pela OECD. Nesta obra, os autores tentam explicar a relação entre a educação das crianças e a felicidade do povo dinamarquês (leitura mais recomendada para adultos).