Notícias

Ciranda de Livros: em prol da competência leitora

10 maio de 2018

Por Alexandre Zanotelli

Neste mês de maio, os alunos dos quartos e quintos anos do Fundamental dão início à Ciranda de Livros, dinâmica que oportuniza leitura e socialização de diversas obras por meio do rodízio de títulos adquiridos individualmente, além da troca de percepções sobre elas.

As professoras titulares prestam orientação para o processo de escolha e as formas de aquisição via Internet, mas a compra dos livros de interesse de cada aluno é feita em casa, sob acompanhamento dos pais.

Os alunos dos quartos anos receberam a Diretora Pedagógica, Maria Helena, para  discorrer sobre sua experiência leitora e auxiliá-los para um melhor proveito da atividade.

Maria Helena recorreu a um misto de imagens/textos da agenda do estudante de 2018, a fim de relacioná-los a contos e recontos dos (nem sempre) Contos de Fadas, uma literatura muito representativa em sua formação.

1

Recorte da agenda, como plano de fundo da explanação

Perpassou desde as histórias ouvidas de seus pais durante a infância até os contos originais dos Irmãos Grimm, Charles Perault e Andersen para retratar as modificações nem sempre positivas sobre os enredos (desconsiderando sua função de origem), numa liberdade exercida pela própria Literatura e pelo Cinema.. Há uma tendência em valorizar o final de “felizes para sempre”, apesar das intercorrências naturais e reais do existir.

No desenrolar do bom bate-papo, o qual contou com a envolvimento e a interlocução das crianças, foi ressaltado que o mais instigante de todo esse movimento é exercitar a leitura como múltiplas possibilidades, para o que a Ciranda de Livros e o contato entre leitores com diferentes interesses/visões constituem um ótimo estímulo.

2

Uma mostra do ambiente de trocas na Ciranda do Livro

Maria Helena colaborou ainda com sugestão de leituras de títulos por ela utilizados para fazer interface com as imagens e textos da agenda, numa mostra de que diversificar leituras é ampliar nossa visão de mundo.

 

  • Contos de Fadas, de Perrault, Grimm, Andersen & outros. Ana Maria Machado. Editora Zahar, 288 páginas.

3

Este título contém as histórias originais dos mais famosos contos de fadas. Ótimo para leitura compartilhada entre pais e filhos, até para discutirem a função social dos textos originais e as interferências que sofreram ao longo da história.

 

  • Ecos, Pam Muñoz Ryan, Editora Darkside Books, 368 páginas.

4

Trata-se de uma fábula que resgata a tradição dos Irmãos Grimm, tendo como plano de fundo as guerras mundiais e a depressão econômica americana, emolduradas pela sonoridade de uma flauta que traz dentro de si o espírito de três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa.

 

  • Um conto sombrio dos Grimm, Adam Gidwitz, Editora Galera Record.

5

O livro tenta contar a verdadeira trama por trás da história de João e Maria. Não indicado para menores de 10 anos por conter histórias…horripilantes!!!

 

  • Crianças dinamarquesas, Iben Sandahl, Editora Fontanar, 144 páginas.

6

Por mais de quarenta anos, a população da Dinamarca tem sido eleita a mais feliz do mundo pela OECD. Nesta obra, os autores tentam explicar a relação entre a educação das crianças e a felicidade do povo dinamarquês (leitura mais recomendada para adultos).

Tags: , ,