Augusto Ruschi: um centenário para recordar e homenagear
9 dezembro de 2015“O segredo de uma vida empolgante não está em descobrir maravilhas, mas em procurá-las”.
A frase de Augusto Ruschi descreve bem o próprio cientista, que passou a vida a procurar e descobrir maravilhas da natureza.
No dia 12 de dezembro, Ruschi completaria 100 anos. Cientista, agrônomo, advogado, naturalista, ecologista, ele conquistou reconhecimento internacional pelos diversos estudos sobre a fauna e a flora, especialmente sobre os colibris e a Mata Atlântica. O interesse pelo estudo de plantas e animais, desde a infância, permitiu que conhecesse a fundo diversos ramos da biologia.
O cientista e seu trabalho foram temas de vários projetos e atividades no Da Vinci. Como forma de homenagear o “Patrono da Ecologia do Brasil”, vamos relembrar abaixo alguns destes trabalhos.
Em 2011, Augusto Ruschi foi homenageado pela Escola durante todo o ano letivo. Agenda, carteirinha, marcador de página… foram algumas das peças criadas e utilizadas pelos estudantes.
O professor André Ruschi, foi convidado a participar do Planejamento dos Professores e mostrou as principais “obras” e descobertas de seu pai Augusto Ruschi.
No mesmo ano, em homenagem ao aniversário do Da Vinci, o professor Pedro de Alcântara compôs a música Voa Beija-Flor.
Uma peça teatral, escrita e produzida por professores do Infantil contou aos alunos a história de vida do famoso cientista capixaba.
Alunos dos 9os anos, acompanhados pelos professores de artes, Emílio Fernandes Rocha e Itamar Tristão (Mazinha), – e com o auxílio de outros voluntários – grafitaram o muro do parque aquático do Da Vinci.
Confira mais atividades nos links abaixo:
Conheça um pouco mais de Augusto Ruschi:
http://ruschicolibri.com.br/index.php
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_268777.shtml
http://seculodiario.com.br/23177/10/augusto-ruschi-1
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1945-biografia-9,00.jhtm