Notícias

Aprender a se alimentar (bem) faz parte do currículo do Infantil!

28 novembro de 2016

Por Letícia Pereira Gomes Casado

Desde sempre, a temática “Alimentação saudável” foi muito frequente nas salas de aula da Educação Infantil e nas rotinas diárias. Este tema é um dos pilares da filosofia da Escola que, por sua vez, dispensa o uso de cantinas e organiza todas as suas refeições em refeitórios, com cardápios organizados por profissionais da Nutrição e acompanhamento dos profissionais que atendem os alunos (professores, serventes, etc.).

Pautados nas constantes reflexões sobre as consequências da alimentação na formação integral do indivíduo e na importância da aquisição de comportamentos saudáveis desde cedo, vimos a necessidade de tornar tal temática um Projeto Pedagógico. Foi então que, a partir de 2015, em consonância com o Projeto Educativo, iniciamos, na Educação Infantil, o Projeto Educação Alimentar com o objetivo de oferecer aos alunos a possibilidade de conhecer mais os alimentos, encorajá-los a adquirir hábitos alimentares pelo conhecimento do valor da alimentação na saúde e aprendizagem e formar alunos que entendam os princípios básicos da alimentação balanceada e bons modos à mesa.

Diversos setores da Escola foram mobilizados para este projeto, cada um com sua função. Encontros de estudos e formação da equipe sobre o tema; reuniões semanais de Equipe Técnica para discutir cardápio e adequação da oferta/substituição dos alimentos; análise de procedimentos e organizações do refeitório; murais alimentados com cartazes sobre o tema; auxílio na manutenção dos espaços utilizados; tudo isso para que, aos poucos, os alunos fossem se apropriando do tema de forma natural.

Em sala de aula, atividades sistematizadas, lúdicas e estratégias pedagógicas foram organizadas de modo que os alunos pudessem vivenciar diferentes experiências sensoriais, olfativas, gastronômicas. Rodas de estudo sobre os alimentos, suas funções e importância para a saúde; experimentação de alimentos em sala de aula; excursão pedagógica ao Espaço Terra Nova; encontro com a Nutricionista da Escola, Sandra Aoki; experiência de plantio de sementes de alimentos já consumidos por eles nos horários de refeição; acompanhamento e observação do ciclo de vida das plantas e registro das atividades por meio de desenhos e escrita (para os alunos do 1º ano); essas foram algumas das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2015.

A visita dos personagens folclóricos Pedro Malasartes e Jurema foi outro grande marco para este trabalho: eles trouxeram da roça alimentos fresquinhos, in natura: raízes, milho e banana-da-terra que, a partir de então, fariam parte do lanche da Escola. Após alguns dias, retornaram para prepararem, junto aos alunos, a famosa “Sopa de pedra”. Para esta atividade, cada aluno trouxe de casa um legume/verdura para ajudar na sopa.

Finalizamos o ano com um lindo musical, apresentado pelos alunos nesta mesma temática: Alimentação Saudável.

Em 2016, trouxemos a Educação Alimentar como tema transversal – na agenda e no cotidiano, com atividades de rotina ou de ampliação cultural. O cardápio foi reorganizado para que os alunos se permitam experimentar novos sabores e depurem o paladar, atribuindo outras significações ao seu contato com o alimento, sempre tendo como prioridade a combinação mais nutritiva e balanceada dos alimentos.

A agenda 2016 foi um grande norteador para o trabalho de sala de aula, sempre adequando-o à faixa etária. E foi a partir dela que surgiu o tema da Manifestação Cultural, o Ciclo do Pão, apresentado aos alunos do Infantil de forma lúdica, por meio do teatro “A galinha ruiva”, encenado pelas Professoras. Foi assim que puderam observar as fases de plantio de uma semente, passando pelo processo de feitura do pão e também como agentes da natureza influenciam neste ciclo. Momentos de grandes aprendizagens.

As atividades de horticultura foram ampliadas. Ganhamos um novo “Herbanário”. Estudamos sobre a importância dos cuidados com a terra, de regar, de cuidar do espaço. Colocamos em prática: iniciamos com o plantio da semente de Girassol entregue pela Galinha Ruiva no dia do teatro, plantamos mudas de árvores frutíferas (carambola, amora, goiaba e jabuticaba), de temperos, de alface, rúcula e tomate. Diariamente, duas turmas visitam o espaço para cuidar e regar as plantas. Até já foram preparadas receitas com os alimentos plantados na horta!

Foi dada grande ênfase ao trabalho com os procedimentos/atitudes para os bons modos à mesa. Rodas de conversa, definição de metas a serem alcançadas e valorização das conquistas diárias dos alunos foram práticas muito presentes durante todo o ano, o que, certamente, serão trabalhadas como parte integrante da aprendizagem: formar alunos que entendam os princípios básicos da alimentação saudável e dos bons modos à mesa.

A partir do mês de junho, na mesma linha de trabalho desenvolvida pelo Da Vinci, contamos também com a ajuda das Nutricionistas da Qualy Food, que trouxeram experiências divertidas e lúdicas para os alunos: o mascote Simão, um macaco muito esperto, foi o protagonista nas atividades desenvolvidas.

Estamos chegando ao final do ano. Somos sabedores do longo caminho a ser percorrido. Acreditamos estar dando mais um passo para o alcance da meta do desenvolvimento da educação alimentar a se transformar em hábito: uma aprendizagem exigente de tempo para a criança e compreensão entre todos os adultos envolvidos.

Comer não é um mero ato de suprir necessidades fisiológicas; é uma ação cultural, afetiva e social. Das memórias de infância, certamente as mais prazerosas envolvem um alimento ou um momento ligado à alimentação.

Que 2017 seja cheio de experiências culturais, afetivas e sociais!

 

Carta enviada pela família de uma aluna do Infantil II:

IMG_8250

Atividades pedagógicas: participação/envolvimento dos alunos para aprendizagens significativas:

Visita dos personagens Pedro Malasartes e Jurema:

Herbanário:

Refeitório: ambiente organizado, comidas apresentadas de forma a estimular experiências e experimentações por parte das crianças:

Confira abaixo o teatro “A galinha ruiva”, encenado pelas professoras:

Tags: ,