Alunos recebem premiação do Concurso de Redação
9 novembro de 2018No dia 05 de novembro, aconteceu no Teatro José Antonio Gorza Pignaton a cerimônia de premiação dos ganhadores do CONCURSO DE REDAÇÃO, nos seis níveis em que o certame foi dividido, envolvendo estudantes do sexto ano do Fundamental à terceira série do Ensino Médio. Todos os participantes escreveram sobre temas que tinham alguma relação com o eixo transversal da agenda pedagógica de 2018, que consiste na educação virtuosa, visibilizada sob diversos matizes. Essa temática tem perpassado inúmeros projetos ao longo do ano letivo e também inspirou o Concurso de Redação, propondo a nossos alunos situações de produção que os levassem a exercer autoconsciência e alteridade, ética e cidadania, respeito aos direitos humanos e senso coletivo
Os alunos inscritos tiveram a oportunidade de receber orientações em aulas extras e, também, puderam aperfeiçoar suas ideias, reescrevendo seus textos, após a correção inicial feita pelos professores orientadores.
“Lendo as redações selecionadas, sentimo-nos tocados pela relevância das livres escolhas e nobreza de sentimentos que definem o caráter das pessoas (representadas por personagens) e seus projetos de vida, bem assim por formas diferentes de reagir perante os desafios da era contemporânea (com seus relativismos e imprevistos), desde os conflitos éticos-étnicos nas Ciências da Natureza e Humanas até a resistência a regimes totalitários e tentativas de dominação por ideologias extremadas. A ficção encontra eco em situações recorrentes da realidade, o que deve exigir dos leitores de mundo senso crítico, olhar atento e postura participativa, a fim de não pecarmos por omissão ou falta de consciência de causa”, comentou o professor Paulo de Tarso Ayub.
A entrega das medalhas foi feita pela Diretora Pedagógica do Da Vinci, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton. Após a cerimônia de premiação, foi lançada uma revista contendo os melhores textos. Além disso, os alunos-escritores puderam autografar exemplares dessa revista para os seus convidados.
“Todos os estudantes que se integraram à dinâmica do concurso merecem reconhecimento, pois, em se tratando de atividade paralela à sala de aula, coincidente com outras demandas do currículo de perspectiva cultural, o simples fato de terem participado já denota empenho e interesse, pilares da aprendizagem significativa. No tocante ao seleto grupo dos vencedores, fica evidente que sua conquista é fruto de meritocracia, visto que as narrativas por eles tecidas mesclam olhar racional e sensível, estético e utilitário, além de revelarem capacidade de articulação e progressão textual, domínio de estruturas linguísticas, criatividade e repertório cultural na concepção de enredos”, afirmou o professor.
Confira abaixo alguns registros do evento.