Notícias

Alunos recebem bolsa e viajam à Alemanha

23 agosto de 2016

Uma grande oportunidade: aprofundar os conhecimentos na língua alemã. Os alunos da turma do alemão do Da Vinci, João Flávio Gomes Figueiredo e Eduardo Janes Vescovi, ambos do 9º ano do Fundamental, estiveram na Alemanha, entre os dias 10 e 30 de julho de 2016, participando de curso e de atividades para percepções a respeito do país.

João Flávio, que ficou na cidade de Hohebuch e Eduardo, em Duderstadt, lá estiveram  para estudar o idioma e fazer uma verdadeira imersão na cultura local, com bolsas de estudo concedidas pelo projeto PASCH e pelo Goethe-Institut.

A parceria do colégio com o Instituto vem desde 2009, e, nesse período, várias bolsas integrais foram oferecidas aos alunos nesses mesmos moldes.

Para os estudantes bolsistas, trata-se de uma grande aprendizagem. “Foi uma experiência incrível. Conhecemos pessoas do mundo inteiro e ampliamos o nosso o aprendizado da língua alemã”, comentou o aluno Eduardo.

5

Eduardo (terceiro da esquerda para direita) e estudantes durante o programa

Bolsistas do Brasil e de outras nacionalidades foram selecionados para o programa, que incluiu intensa agenda de aulas e atividades extracurriculares e culturais realizadas ao longo das semanas.

“As aulas foram bem dinâmicas, como também a metodologia usada para facilitar o aprendizado. Tive uma melhora bastante significativa da língua, já que nós, alunos, éramos ‘forçados’ a praticar o idioma 24 horas por dia. Com isso, aumentei ainda mais o interesse pela língua, como também pelo país, que gostei muito de conhecer”, afirmou João Flávio que, assim com Eduardo, começou os estudos no 6º ano.

Os estudantes afirmaram que a intenção é continuar com o estudo da língua para o futuro. “Pude observar que o país oferece muitas oportunidades de estudo e crescimento profissional em universidades e empresas de ponta, em diversas áreas. Este incentivo do país ao estudo da língua à estrangeiros e em oferecer aos seus habitantes um bom local para se viver, é um atrativo para, quem sabe, no futuro, pensar em fazer um curso superior lá”,  analisa João Flávio.

3

João Flávio

Para Eduardo, o estudo de línguas é um desafio. “Gosto de aprender línguas diferentes e o alemão foi desafiador, já que é considerado por muitos como um idioma muito difícil. Com a viagem pude aumentar a minha fluência. Foi uma oportunidade excelente”.

Ao final do curso, foram submetidos a prova de proficiência e aprovados.

Confira alguns registros do estudante Eduardo:

Confira alguns registros do estudante João Flávio:

pasch-logo_01

O QUE É O PASCH?

O objetivo do projeto PASCH é despertar nos jovens um duradouro interesse pela Alemanha moderna, sua sociedade e o idioma alemão. O Goethe-Institut assiste aproximadamente 500 escolas parceiras PASCH no sistema nacional de educação em mais de 100 países.

Tags: , ,