Alunos fazem exposição baseada na obra do artista plástico capixaba Dionísio Del Santo
15 maio de 2014O artista plástico capixaba Dionísio Del Santo serviu de inspiração para os alunos dos 3os anos do Da Vinci na aula de Artes. Através do estudo do ponto e da linha e da observação das obras do artista, os estudantes produziram um trabalho utilizando linhas e formas geométricas. Dionísio desenvolveu uma intimidade com a linha, elemento básico do desenho, e com ele construiu uma obra elaborada e harmônica.
As obras produzidas pelos alunos refletem uma leitura de imagens que estimulam o aprimoramento de competências e habilidades dos estudantes. “Os alunos conhecem um pouco de história da arte e do artista, interpretam algumas obras apresentadas e, a partir daí, produzem”, afirma a professora de Arte, Miriam Katia Lorenzoni, que trabalhou a atividade com a professora Sílvia Regina de Moura Barbosa.
A escolha do artista a ser trabalhado na atividade foi baseada no tema pedagógico abordado durante todo o ano letivo de 2014, “Somos nós, os capixabas” – que retrata as heranças da imigração italiana em nosso estado. Dionísio Del Santo, descendente de italianos, nasceu em 1925 em Colatina e faleceu em Vitória, em janeiro de 1999.
Desde o início dos anos 50 o artista realizou uma das maiores obras gráficas da arte moderna brasileira. Sua obra revela a construção de um sólido universo, onde a linguagem artística é inseparável da pesquisa técnica e o artista é o artesão por excelência.
O resultado deste trabalho está exposto na Sala de Artes do Fundamental I.
Fonte: Dionísio Del Santo, Almerinda da Silva Lopes.