Alunos do Da Vinci participam do curso “Game for K12”
15 maio de 2015Por Alexandre Zanotelli, Camila Gava e João Duarte Saleme de Sá.
O Da Vinci recebeu um convite da Microkids Tecnologia Educacional para participar do evento “Game for K12”, que tem a supervisão da Microsoft. Para este evento foram disponibilizadas algumas vagas para alunos dos 7º anos. O objetivo foi incentivar a adoção de games no ambiente acadêmico, desmistificando a cultura de que desenvolvimento de jogos é tarefa apenas para engenheiros.
O curso ocorreu no dia 29/04/15, na Faculdade Novo Milênio e contou com a presença de 200 alunos (150 de escolas públicas e 50 de escolas particulares). Esse foi o primeiro de uma série de cursos que serão realizados pela Microsoft no Brasil.
O início foi marcado pela presença do Diretor Regional da Microsoft Corporation no Brasil, Eng. Jamil Lopes, que realizou uma palestra na qual apresentou um breve histórico dos jogos de computador, sob a justificativa de que, para evoluir em qualquer área, é necessário que se conheça a história da mesma. Os alunos foram apresentados às oito gerações de videogames, o tornando possível fazer um comparativo das complexidades dos jogos criados. Ao final de sua fala, Jamil mostrou o que existe de mais moderno na área de jogos e apresentou opiniões de importantes nomes do mercado mundial de tecnologia, como Bill Gates e Mark Zuckeberg, sobre o tema.
Após um pequeno intervalo para o lanche, os alunos foram para o “Hands-on” (o equivalente a “mão na massa”). Uma monitora apresentou o software livre Kodu e os comandos básicos para a construção de um jogo. A percepção, ao ver os alunos utilizando o programa, é que para programar são necessários dois itens: criatividade e (muito) trabalho, qualidades que não faltaram aos nossos alunos. Todos eles estavam animados e extremamente interessados em aprender a explorar aquela nova ferramenta.
Ao final dessa manhã de aprendizagens, ficou a sensação de que o tempo foi curto para explorar tantas possibilidades que o programa Kodu oferece, mas essa experiência deixou transparecer o desejo dos alunos em adquirir novos conhecimentos e testar novas possibilidades dentro do “mundo” da tecnologia.