Alunos do Da Vinci participam de projeto da NASA nos Estados Unidos
27 setembro de 2016Por Francis Monteiro
“That is one small step for man, one giant leap for mankind.” A emblemática frase de Neil Armstrong ao pisar na lua pela primeira vez em 20 de julho de 1969 descreve bem a oportunidade que a International Journey of Science and Technology pôde proporcionar aos nossos alunos participantes. Talvez a citação possa parecer exagerada, entretanto ao analisarmos as vivências dos jovens alunos ao longo da semana em que o programa aconteceu poderemos perceber o quão grandioso esse momento foi para eles.
Apenas 3 escolas no Brasil, totalizando 36 alunos, foram convidadas pela Câmara de Comércio Brasil-Flórida a participar da jornada, sendo uma delas o Da Vinci. Feito o convite, iniciou-se o processo de escolha dos alunos que, pelo foco do programa na exploração espacial e o papel crítico que das habilidades STEM (do inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), teriam que apresentar excelente desempenho acadêmico nessas áreas, além de proficiência em inglês. Passado esse primeiro momento, os alunos escolhidos também tiveram que fazer uma escolha, já que a data para a viagem seria a de um feriado prolongado em Vitória. E, assim, vislumbrando a possibilidade de crescimento acadêmico e pessoal, no dia 3 de setembro, 12 alunos (6 de 9º ano do Fundamental II e 6 de Ensino Médio) partiram rumo a essa jornada.
Logo no primeiro dia de viagem, os alunos puderam exercitar habilidades que o diretor do Departamento de Transferência de Tecnologias da NASA, Michael Lester, em sua primeira palestra, considerou essenciais para o mundo moderno: flexibilidade, comunicação, colaboração e capacidade de adaptação a situações adversas. Devido a uma tempestade pela passagem de um furacão, o avião não pôde pousar em Orlando, forçando-nos a pousar em uma cidade vizinha gerando atraso de 3h até que pudéssemos chegar ao nosso destino final. Vale ressaltar que durante esse período os alunos tiveram que permanecer dentro da aeronave.
Nos dias que se seguiram os alunos participaram de um curso de robótica, simulando situações encontradas por um robô que explora a superfície de corpos celestes e em um curso de eletrônica, criando uma caixa de som cujas luzes acompanham o ritmo da música. Além desses cursos, houve momentos recreativos nos quais os alunos puderam visitar museus que contavam a história do programa espacial americano e as projeções para o futuro das missões espaciais, como a colonização de Marte, tudo isso orientado por engenheiros e astronautas que, por décadas, estiveram no centro dessas missões.
Visita ao museu da Atlantis
Almoço com o astronauta Don Thomas
Curso de Robótica
Na quinta-feira, 8 de setembro, pela manhã visitamos a FIT (Florida Institute of Technology) e pudemos conhecer mais de perto a realidade de uma faculdade americana com um grande campus e tecnologias pouco comuns à realidade brasileira, além de termos tido a oportunidade de dialogar com alunos brasileiros que cursavam Engenharia Aeroespacial naquela instituição. Saindo de lá fomos à Embraer, empresa brasileira de aviação recentemente estabelecida na Florida pela proximidade com Cabo Canaveral. Não bastasse deleitarmo-nos com essas experiências tão diversas durante todo o dia, fomos agraciados com a oportunidade única e histórica: acompanhados de um ex-engenheiro da NASA, pudemos testemunhar ao lançamento de uma sonda espacial, a OSIRIS-REx, que levará, ao todo, 7 anos em sua trajetória, e tem como objetivo colher amostras da superfície do asteroide Bennu, feito nunca antes realizado.
Visita à Embraer
Alunos assistindo ao lançamento do OSIRIS-REx
Essa viagem aproximou os alunos de uma realidade outrora distante: a conquista do espaço. Se algum deles, de fato, terá a oportunidade de participar de uma missão só o tempo dirá, mas fica a certeza de que as histórias ouvidas, os lugares visitados e os trabalhos realizados levaram cada um deles a explorar suas possibilidades de vida e sonhos, como se lê nos relatos dos alunos.
“A International Journey of Science and Technology abriu nossos olhos para o mar de possibilidades de carreira que está ao nosso alcance. Pudemos participar de um curso de robótica e programação, visitar a universidade FIT e até almoçar com um astronauta! Além disso, ouvimos palestras de importantes engenheiros da NASA, vistos por nós como reais inspirações. No futuro, temos interesse de atuar na área de STEM e essa experiência nos aproximou muito desse mundo.” Ana Barroso, Bárbara Milet e Luísa Nothaft (9º ano do Ensino Fundamental II)
“Antes, trabalhar no setor aeroespacial parecia algo tão distante, quase que um simples sonho, um devaneio de garoto. Mas o contato direto com pessoas que trabalharam nessa área tornou tal aspiração algo extremamente tangível. Descobri que astronautas, engenheiros e programadores são pessoas como todos nós. Eles também passaram pelo ensino médio, tiveram que batalhar para se qualificar no mercado de trabalho e, acima de tudo, já foram, como eu, um adolescente com habilidades em exatas e um sonho de trabalhar com o espaço. Percebi que é possível realizar aquilo que eu tanto queria quando menor – e que tanto quero também neste momento e tenho certeza de que um dia, olharei para trás e serei capaz de perceber como essa experiência moldou minha visão sobre as indecisões e as possibilidades da vida.” Miguel de Marco Santos (1ª série do Ensino Médio)
“A oportunidade de viajar para conhecer a NASA foi única pois tivemos várias atividades que não poderíamos participar caso estivéssemos como turistas no complexo, como um curso de robótica no qual tivemos contato com a programação de alguns robôs, além de palestras com astronautas, engenheiros da NASA, o que nos possibilitou sabermos mais sobre como é trabalhar neste ramo. Ademais, tivemos uma possibilidade única, a de assistir ao lançamento do foguete que carrega a sonda da missão OSIRIS-REx. A experiência certamente enriquece o currículo de qualquer indivíduo que seja interessado pela área do STEM, a qual foi o foco do programa.” João Cláudio Filho e João Vitor Cavalcanti (2ª série do Ensino Médio)
Confira mais fotos da viagem: