Notícias

Alunos de alemão do Da Vinci participam de concurso musical internacional

21 julho de 2017

A agência Engagement Global lançou, a pedido do Ministério de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da República Federal da Alemanha, o concurso “Dein Song für EINE WELT”  (“A sua canção por UM SÓ MUNDO!”) , uma competição de música internacional entre jovens de 10 a 25 anos.

O Pasch (Escolas parceiras para o futuro), organização que engloba uma rede mundial de mais de 1.700 escolas com ligação especial com a Alemanha e da qual o Da Vinci faz parte no ensino da língua alemã, convidou a Escola para fazer parte desse projeto cultural. Aceitado o convite, selecionamos os alunos de 7º ano Integral, turma que já cursa Alemão desde o início de 2016, para participarem da competição.
Ao longo das últimas semanas, os alunos dessas turmas de Alemão do Da Vinci, orientados pela professora Lívia Petersen, compuseram uma música que deveria ter no máximo 3:50 minutos e conter pelo menos uma estrofe ou refrão em Alemão, cujo tema fosse “EINE WELT” (UM SÓ MUNDO), algo ligado à preocupação com questões mundiais, com texto claro e compreensível.

Além disso, a técnica musical também será avaliada através da composição, expressividade e performance vocal, entre outros quesitos.

O professor de música Pedro de Alcântara, auxiliou na gravação e arranjo no Studio Da Vinci. O professor de guitarra Rodolfo Simor fez a gravação do violão de aço. O resultado foi uma peça com reflexões a respeito da situação e do futuro do nosso mundo.

Confira o clipe abaixo da música Der Song der Hoffnung (A música da esperança), gravado na própria escola, sem ensaios e de forma bem autêntica.

 

O Concurso

Terminado o prazo de inscrições, todas as músicas serão postadas na internet onde serão avaliadas pelo público. A música mais votada recebe o “Prêmio do Público”, que consiste em nada menos do que um lugar de destaque no álbum “EINE WELT”, que será produzido em um estúdio profissional em Berlim.

Além disso, um júri imparcial formado por profissionais de cinema, pedagogia e/ou música ainda definirão outros 30 selecionados! Para as colocações de 4ª a 20ª também será dada a oportunidade de terem suas músicas gravadas profissionalmente. Já a 2ª e 3ª colocações ganham, além da gravação profissional, prêmios de 2.000,00 e 1.000,00 Euros respectivamente!

O 1º lugar será a música oficial do concurso e hino da “8ª Edição do Concurso Escolar para Políticas de Desenvolvimento”. Com direito a um videoclipe gravado profissionalmente, a música também será gravada em estúdio e incluída no álbum “EINE WELT”.

Também há prêmios especiais para músicas que abordem temas relacionados à África ou à América Latina (3.000,00 Euros), para o melhor videoclipe (1.000,00 Euros) e para os colocados das 21ª a 30ª posições, que receberão um treinamento musical da “Kreuzberger Musikalischen Aktion” em Berlim.

Acesse o site abaixo do concurso:

https://www.eineweltsong.de/pt.html

Tags: , ,