Notícias

Alunos criam Clube de Xadrez para difundir o esporte

21 novembro de 2022

O jogo desenvolve o raciocínio lógico, a concentração, a imaginação, o relacionamento interpessoal e a capacidade de calcular riscos, traçar estratégias e analisar possibilidades.

Chamado de arte por uns e até de ciência por outros, o xadrez é um esporte que faz adeptos e desperta paixões em todo o mundo. Alunos dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental do Da Vinci criaram recentemente o Clube de Xadrez para difundir a prática e promover torneios.

A ideia inicial foi do estudante Lucas Dell Puppo Costa, do 8º ano, que, antes mesmo de ingressar na escola, ao passar pela calçada e ver dois tabuleiros e peças gigantes de xadrez no pátio, desejou estudar ali para ter a oportunidade de jogar naqueles espaços. Praticante do jogo há pelo menos cinco anos, Lucas conseguiu ver seus sonhos realizados, tanto o de estudar na instituição quanto o de montar o Clube, e agora faz planos.

“O xadrez é um esporte cativante pela diversão e por ampliar o raciocínio mental e aprimorar o pensamento. Já temos seis membros ativos no Clube e fizemos um torneio experimental. Queremos agora aumentar esse número e fazer uma competição maior em 2023”, revela Lucas.

Quem concorda com o estudante e vê grandes benefícios na prática é o orientador do Clube, o professor de Matemática Filipe Pinel Berbert Bermudes. Segundo ele, o xadrez desenvolve o raciocínio lógico, a concentração, a imaginação, o relacionamento interpessoal e a capacidade de calcular riscos, traçar estratégias e analisar possibilidades.

“O enxadrista busca por soluções não óbvias, pois elas são futuras, vão se concretizar em três ou quatro lances à frente. O jogo exige relacionamento, que o aluno se exponha diante dos outros, supere medos e ansiedades, tenha interesse pelo desenvolvimento mútuo e aprenda também a perder, pois isso é bem comum. Na cultura do xadrez não há espaço para vaidade e orgulho, pois mesmo quem ganha respeita muito o seu adversário. Tudo isso é muito positivo em vários aspectos para estudantes que estão em formação”, opina Filipe.

O Clube de Xadrez funciona durante os recreios das segundas-feiras, das 9h45 às 10h15, quando os integrantes ensinam na Praça da Convivência, no tabuleiro gigante, movimentações das peças, jogadas especiais, história e curiosidades do esporte. Dentro do projeto, também estão previstas palestras com competidores estaduais e torneios entre alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Tags: