Notícias

Aluno do Da Vinci vence a competição nacional Gênios da Ciência

6 novembro de 2020

Após competir com 600 participantes de oito escolas do Brasil, nosso aluno Manoel Ferreira de Vasconcellos Del Piero Rodrigues, do 7º ano I2, conquistou o primeiro lugar da competição nacional Gênios da Ciência, promovida pela Fundação Siemens e pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha de São Paulo. Ele será premiado com um tablet.

O jogo educacional on-line convida estudantes de 10 a 14 anos a solucionarem desafios de uma cidade envolvendo as áreas de saúde, energia e meio ambiente. O objetivo é desmistificar e despertar o interesse pela Ciência por meio da investigação, criatividade e aplicação do pensamento científico.

Para Manoel, que estuda na escola desde o Infantil I, a experiência foi muito boa e aumentou a vontade dele de estudar. “São vários experimentos e temos que usar muito a cabeça, porque não são fáceis. Eu fiquei feliz com o primeiro lugar, porque vi que meu esforço e perseverança deram certo”, comenta.

A mãe Manon de Vasconcellos, orgulhosa pela vitória, conta que viu o filho ser estimulado pela iniciativa. “Foi muito interessante pelo momento que estamos vivendo. Percebemos que a competição o estimulou a atuar com intensidade no desenvolvimento das questões. Ficamos felizes pelo comprometimento dele e o resultado. Estou agradecida a Deus por essa vitória na vida dele. A escola também tem papel fundamental nisso. É uma escola de excelência, que se dedica aos alunos e dá todo suporte à família. Tudo isso é resultado de um trabalho de anos”, relata Manon.

Já o pai Manoel Rodrigues enfatiza o desenvolvimento de outras habilidades. “Fiquei feliz porque ele ter a responsabilidade de levar à frente o projeto, se auto-orientando, conciliando atividades da escola e do jogo e se despertando para a ciência. Mais importante que o prêmio, foi vê-lo focado, administrando o próprio tempo e com arcabouço para mais. Esse tipo de iniciativa gera engajamento e impulsiona um motor de ideias. Na geração deles é assim que eles vão trabalhar, com conhecimento, criatividade e inovação. Esse resultado está também moldando o caráter dele para ter compromisso e objetivo, preparando-o para a vida, que é uma competição”, revela Manoel.

De acordo com o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II, João Duarte, esta é a segunda vez que a escola participa do Gênios da Ciência. “A nossa expectativa é sempre alcançarmos o melhor desempenho possível, mas o maior ganho é o aprendizado dos alunos por meio desse processo de gamificação. É sempre muito gratificante quando o aluno e a escola são destaque”, comenta.

Tags: ,