Aluno do Da Vinci conquista mais uma medalha na Olimpíada Brasileira de Robótica
30 setembro de 2016Por João Duarte Saleme de Sá
O aluno Luiz Felipe Gama Di Grado, atualmente no 8º ano I2, obteve destaque na Modalidade Prática da Olimpíada Brasileira de Robótica – 2016 – conquistando a medalha na categoria inovação, na etapa capixaba que ocorreu no Ginásio do SESI de Jardim da Penha, no dia 03 de setembro desse ano.
Junto com sua dupla Júlia Monteiro Vieira Nogueira, competiram com mais oito equipes da mesma faixa etária.
Nas palavras de Luiz:
“Enfrentamos diversos problemas de vários tipos durante a confecção do robô (desde montagem até programação). O robô ia cada dia funcionando melhor e tomando mais forma. De vez em quando apareciam uns problemas, mas eram logo corrigidos. No dia da competição fizemos todos os ajustes necessários e competimos. Apesar de todos os problemas e desafios que enfrentamos, no final ganhamos o Prêmio de Inovação, pois enquanto as outras equipes utilizaram o Sistema LEGO, nós construímos o nosso robô a partir da plataforma Arduíno”.
O Arduíno é uma placa de circuito composta por um controlador, algumas linhas de entrada/saída digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagir em tempo real.
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
O Da Vinci parabeniza o aluno por mais essa brilhante conquista.