Notícias

Aluna do Da Vinci lança livro

30 junho de 2022

Intitulado Um Sonho de Gato, a obra retrata o amor da autora Antonia Simon Comper de Souza pelo bichano Bob. O lançamento acontece neste sábado dia 2, na Biblioteca Municipal de Vitória.

Era uma vez uma menina de 8 anos que amava gatos e sonhava em ter um bichano para chamar de seu. Essa é uma história real, a da Antonia Simon Comper de Souza, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental do Da Vinci, que lança neste sábado dia 2, das 9h às 11h, na Biblioteca Municipal de Vitória, o livro Um Sonho de Gato.

Com ilustrações de Lu Bicalho e edição de Eliana Zandonade, a obra representa dois sonhos realizados: o de ter um livro “de verdade”, editado e impresso; e o de criar um gato, aliás, não qualquer gato, mas o Bob, que é também o personagem principal do livro.

Isso porque Antonia, desde os 5 anos, quando aprendeu a ler, conforme conta a sua mãe, a advogada Kamylle, já escreveu diversos livros. “Ela pegava papéis na impressora, escrevia, ilustrava e montava os livrinhos. Antonia sempre gostou muito de livros e, de uns tempos para cá, ainda mais. Ela está sempre com um na mão”, conta a mãe. De acordo com Kamylle, esse hábito foi incentivado em casa desde os 2 anos da filha com o que a família chamava de Clube da Leiturinha, momento em que se reuniam para ler juntos.

Já o gato Bob veio depois que Antonia escreveu o livro. O pai dela, o médico Marco Antônio Comper de Souza, não era muito favorável à ideia, mas, juntamente com a mãe Kamylle, aceitou materializar o sonho da menina retratado na publicação. “Inspiramo-nos no livro para adotar o gato. Fizemos uma surpresa para ela. Hoje o Bob dorme até na nossa cama”, brinca Kamylle.

Falante, Antonia explica o por que da fascinação pelos gatos e de como o livro foi produzido. “Eles são animais encantadores que sempre amei. O livro eu escrevi para mim e para ler para o meu irmão. Mas meus pais pensaram em publicar e eu gostei”, conta Antonia.

Para o orientador educacional do Ensino Fundamental I do Da Vinci, Evando Evangelista, o incentivo da escola ao envolvimento com a literatura é intenso. “Esse pilar é muito forte aqui. Os alunos locam dois livros por semana na biblioteca para ler em casa, produzem resumos e resenhas, trabalham com autores específicos adequados à faixa etária, e conhecem gêneros literários diversos como fábulas, lendas e poemas. Tudo isso é inspirador e desperta o interesse pelo consumo e pela produção literária”, comenta Evando, que fará em breve na escola o lançamento do livro da Antonia com direito a autógrafos da autora.

Lançamento do livro Um Sonho de Gato

Data: Sábado, 2 de julho
Horário: das 9h às 11h
Local: Biblioteca Municipal de Vitória
Endereço: Casarão Cerqueira Lima, Rua São Gonçalo, 23, Centro, Vitória, próximo ao Palácio Anchieta

Tags: ,