Notícias

Alimentação na Educação Infantil

2 junho de 2015

Por  Maria Telma Berno Mattos

A alimentação das crianças sempre foi e é uma preocupação da Escola desde a sua fundação. Sabemos que uma alimentação adequada durante a infância é essencial para o fornecimento dos nutrientes e energia necessários ao bom crescimento e desenvolvimento das crianças. Dando continuidade ao Projeto de Educação Alimentar Institucional, estamos desenvolvendo um amplo projeto que tem como objetivo principal levar as crianças a perceberem o valor da alimentação na saúde e na aprendizagem.

Tudo começou com uma roda de conversa com Brunella Pignaton sobre como plantar uma horta, cuidar, colher e comer.  Paulinho, responsável pelas plantas da escola, nos deu informações de como preparar a terra, ferramentas utilizadas e cuidados necessários para que as plantas cresçam fortes. Os alunos observaram e compararam sementes de cenoura, beterraba, alface, coentro e cebolinha. As sementes plantadas foram escolhidas por terem um ciclo de vida rápido e de fácil observação, além de já fazerem parte da alimentação das crianças.

Para que os alunos aprendam um pouco do processo de germinação, ciclo de vida das plantas e suas características, estão sendo estimulados a observar, comparar e até mesmo perceberem a articulação de relações de causa e efeito.

1_21

Cada dia a horta é regada por duas turmas.

2_17

As sementes brotando e crescendo… Hora de replantar.

3_15

Fazendo o replantio das mudas.

4_15

Caderno para as turmas de Infantil IV e 1º ano registrarem o desenvolvimento das plantas.

5

As turmas de 1ºs anos tiveram encontro com Sandra Aoki, nutricionista da escola, que conversou com os alunos sobre a pirâmide alimentar e explicou a importância de uma alimentação equilibrada.

6_10

Como parte do nosso projeto, os alunos fizeram uma excursão ao espaço Terra Nova para conhecerem um pouco mais sobre plantas. Jeanine Kucht, proprietária do local, mostrou diferentes árvores, levando as crianças a observarem as diferenças de tamanho, caule, folhas e aromas. Mostrou como preparar a terra, colocar a semente e cuidar. Ao final, conheceram uma vagem de ingá e puderam experimentá-lo. Em seguida, em duplas plantaram uma semente de ingá.

7_8

8_5

9_4

Para esta atividade duas mães de cada turma foram convidadas para acompanhar a excursão da sala de seu filho.

Abaixo, o relato das mães sobre este momento afetivo:

 “Foi um prazer muito grande acompanhar as crianças nesta pequena aventura. Ver seus rostos ávidos por informações, curiosas por cada muda de árvore mostrada e pelas histórias contadas por Jeanine sobre os pássaros em busca de frutos para sobreviver. Lindo ver os mais curiosos experimentarem o cheiro do capim limão ou até o gosto do ingá. 

Este dia inesquecível ficará guardado na minha memória para sempre. E sabe aquela conversa entre mães de que queriam ser uma formiguinha para ver seus filhos nas atividades escolares? Pois é, fui formiguinha por um dia.”

Lorena B. Picoli Moniz Freire, mãe de Maria Eduarda P. Moniz Freire – aluna do Infantil III – I¹.

 

A visita ao Terra Nova rendeu bons frutos. Ao final da visita a Antonia pediu a proprietária algumas sementes de ingá para que pudéssemos plantar em nosso sítio, no município de Linhares / ES, que tem um pequeno pedaço de lagoa. E foi isso que fizemos todos juntos no final da semana seguinte. Fomos para o sítio, levamos as sementes que ganhamos r juntos com os avós, o pai e o irmão, a Antonia plantou 06 (seis) sementes. Plantamos em sacolinhas para que as mudas peguem e depois vamos transferir para a terra, pois o caseiro do sítio explicou que assim é mais correto para não perder a muda.

As crianças estão ansiosas para voltar ao sítio para ver como está a muda de ingá que plantaram por meio daquela semente, para juntos fazermos a transferência dela para terra, para o lugar onde ela vai ficar para sempre, nos trazendo sombra e deliciosos frutos!”

Kennia Firme Braga Smarçaro, mãe de Antonia Gallon Smarçaro – aluna do Infantil IV – A.

Tags: , ,