Notícias

Abertura do Projeto Profissões 2014

7 abril de 2014

Na sexta-feira, 04 de abril, o Da Vinci iniciou as atividades do Projeto Profissões 2014. A primeira palestra foi ministrada por Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto, diretor-geral da Rede Gazeta e presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

Realizado com alunos das 1as e 2as séries do Ensino Médio, o projeto tem como meta auxiliar ou consolidar as escolhas profissionais dos alunos do Da Vinci. Ocorre durante todo o ano, sempre com sequências definidas e tem como palestrantes pais, sempre-alunos já no exercício da profissão e sempre-alunos cursando diferentes profissionalizações.

Victor Affonso Pignaton, um dos diretores do Da Vinci, fez a abertura do evento.

foto1_1

Na palestra Carlos Fernando, mais conhecido como Café, falou aos alunos sobre a sua trajetória estudantil e profissional. E uma feliz coincidência, na plateia estavam presentes dois, dos três filhos que estudam na escola.

Café também relatou os desafios e experiências de trabalhar em empresa familiar, da qual é gestor, e que foi fundada pelo avô há 85 anos. Mesmo sendo da família, ele se empenhou e trabalhou muito para estar no cargo que ocupa hoje e contou que nunca teve pressão da família para seguir carreira na empresa. “O processo de escolha da carreira e o ingresso nela (no caso, na empresa familiar) devem ocorrer de forma natural.”

Sobre os desafios ele contou que os maiores obstáculos na carreira também ocorrem internamente. “A ansiedade, a insegurança, estão sempre presentes, mas temos que superar e acreditar que vamos vencer”, frisou Café.

abertura

foto2_1

foto03

Ao final da palestra, os estudantes tiveram um espaço para perguntas para esclarecer dúvidas relacionadas ao tema.

Projeto Profissões

Outras etapas, de valor pelo cunho informativo, fazem parte do projeto, quando profissionais representantes de faculdades ou de cursos delas, sempre na dependência do interesse dos alunos, aqui se encontram para divulgá-las e esclarecer sobre estes cursos e suas propostas. A Feira das Faculdades no espaço Da Vinci e a visita de nossos alunos às faculdades das cidades de Vitória e Vila Velha finalizam o projeto.

A positividade do projeto pode ser considerada por ser este o seu 19º ano de funcionamento, sofrendo modificações necessárias, sempre em função de análise e critica pelos realizadores e alunos.

Tags: