Notícias

Abertura do Projeto de Literatura dos 3os anos

26 fevereiro de 2015

Por Alexandre L. Zanotelli

Neste mês de fevereiro ocorreu a abertura do Projeto de Literatura dos 3ºs anos. Com o objetivo de levar o estudante a fazer relações, desenvolver a habilidade da expressão oral e a audição atenta, as professoras da série utilizaram, para esse momento, a Fábula da Convivência, um texto inspirado na obra de Schopenhauer.

projeto literatura

O projeto iniciou-se com a fala da direção enfatizando o encantamento da Literatura e destacando as diversas formas de leitura, seja da palavra escrita, seja das expressões nos rostos das pessoas a nossa volta, bem como o ambiente em que vivemos.

Após a professora narrar a história ocorreu uma discussão sobre o conhecimento do gênero literário que estava sendo trabalhado e qual era o ensinamento que o autor pretendia passar com aquela fábula.

projeto1

E para concluir a “manhã da boa convivência”, durante o recreio, os alunos foram orientados a realizar jogos mencionados na história e que propiciam a vivência e valorizam as regras, levando o estudante a respeitar o espaço e as individualidades, tendo uma convivência harmoniosa.

projeto2

projeto3

Abaixo, alguns relatos dos alunos acerca do tema:

“A fábula está falando que os porcos espinhos estavam convivendo, apesar dos espinhos. Eu acho que todos convivem, mas alguns alunos tem que pensar nos outros. Um aluno não pode conversar enquanto o outro está estudando”. (Fernanda Ventorin de Moraes – 3ºB).

“Existiu a era glacial, que era muito frio. Os porcos – espinhos precisavam ficar juntos. Mas não podiam, porque os espinhos iriam feri-los. Mas também não podiam ficar separados porque iriam morrer de frio. Descobriram então que deveriam ficar a uma certa distância. Eu aprendi que devemos respeitar o espaço do outro”. (Joao Pedro Rodrigues Louzada – 3º I2).

“Aprendi que devemos respeitar as regras e os combinados, ser companheiro e ter atitudes que sejam boas não só para mim, mas também para o grupo”. (Júlia Torezani Falcão – 3ºI1).

“Por exemplo, eu não gosto de música clássica, mas você pode gostar e um deve respeitar o gosto do outro, o comportamento. Deve respeitar as diferenças”. (Daniele Formigoni Leão –  3ºA)