Notícias

5º ano recebe palestra sobre Trabalho Infantil

18 setembro de 2017

Por Alexandre L. Zanotelli

No último dia 24, os alunos dos 5ºs anos assistiram uma palestra cujo tema foi Trabalho Infantil, com a Dra. Sueli Teixeira Bessa, Procuradora do Ministério Público do Trabalho.

Durante a conversa com os alunos, Dra. Sueli trouxe informações sobre como o trabalho infantil prejudica a saúde e o desenvolvimento psicossocial da criança, o número de crianças que trabalham no Brasil e a relação entre a pobreza e o número de crianças trabalhando ilegalmente.

1

2

3

4

De acordo com a Procuradora, dados do IBGE mostram que o trabalho precoce atinge 5% da população entre 5 e 17 anos. Uma das causas são os mitos que tentam justificar o trabalho infantil como algo normal e que faz bem à criança, pois traz mais responsabilidade. No entanto, esses argumentos não encontram amparo legal na Constituição.

Segundo a aluna Isadora Luisa Frazão Rosa, do 5º ano B, a lição aprendida com os estudos em sala de aula e, posteriormente, com a palestra, é que o trabalho infantil ilegal, em qualquer área, prejudica o desenvolvimento da criança. Crianças devem estudar e brincar.

Confira abaixo matéria publicada no site do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) sobre a palestra

http://prt17.mpt.mp.br/informe-se/noticias-do-mpt-es/708-procuradora-do-mpt-es-fala-sobre-trabalho-infantil-no-leonardo-da-vinci

Tags: , ,