Fóruns Acadêmicos

Os Fóruns Acadêmicos – dos quais muitos de nossos alunos vêm participando desde 2001, quando pela primeira vez fomos escolhidos pela UNESCO para representar o Brasil em encontro no Paraguai sobre o tema “defesa do patrimônio cultural e natural” – podem ser lidos como propiciadores da formação humanitária e cultural, como possibilitadores de perspectivas para a escolha profissional (notadamente nas áreas de Diplomacia, Direito Internacional, Relações Humanas e Jornalismo); e ainda como oportunidades ímpares de exercitação das línguas estrangeiras com função social/agregadora.

Atualmente, estamos envolvidos em três eventos fixos dessa natureza: o Fórum FAAP, o Fórum UNESCO – Center for Peace e o Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil, cada um com suas particularidades e exigências, mas tendo em comum o envolvimento dos jovens com a geopolítica, conflitos/interesses internacionais e questões humanitárias e exigindo um número de horas extraordinárias de trabalho para aprofundamento e formação, além de abnegação em relação aos convívios familiar-social.

Alunos do Leonardo da Vinci marcam positivamente suas presenças nos fóruns, seja pela preparação cuidadosa (por iniciativa de profissionais da Escola e deles próprios); seja pelo entendimento do valor desses eventos por parte dos alunos e de suas famílias, seja ainda pela participação compromissada dos estudantes em matéria de conhecimentos, habilidades e competências, consciência e atitude.

frumPara que os alunos de 9º ano possam ter uma noção prévia do que significam esses eventos, visando a futuras participações externas mais consistentes, a Escola oportuniza para eles o Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil, uma simulação de eventos realizados por instituições de ensino superior ou organizações diplomáticas que coloca em pauta os temas mais caros à agenda internacional, bem como promove valores democráticos de cidadania e tolerância. Os alunos atuam como diplomata, defendendo os interesses de cada nação nas áreas econômica, ambiental, social, territorial, de direitos humanos ou outras, acrescentando ao seu currículo a visão de diplomacia, a resolução de problemas na agenda diplomática internacional e a cobertura on line das tratativas/resoluções, por comitês de imprensa.

Todas as atividades são objeto de detalhamento em circular específica (pauta, cronograma, custos, material de pesquisa, etc.) e as inscrições estão restritas ao portal Da Vinci Online.