Categoria: Gincana Cultural
Gincana Cultural do Ensino Médio
De 03 a 05 de novembro, aconteceu a nossa tradicional Gincana Cultural das 1as séries do Ensino Médio. A gincana tem como objetivo ofertar aos alunos iniciativas culturais e interdisciplinares, estimulando a competitividade sadia entre pares e a apropriação de conceitos por formas distintas da transmissão direta do professor. Na manhã do dia 03 de […]
Leia maisDa Escola para o mundo
Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Como componente das tarefas prévias (executadas em grupo), no âmbito da Gincana Cultural do Ensino Médio, foi proposto aos alunos que concebessem sites temáticos alusivos ao trintenário do Da Vinci, recorrendo a aplicativos tecnológicos e recursos audiovisuais com diferentes propósitos: fonte de pesquisa, apropriação de funcionalidades digitais, estímulo à […]
Leia maisPanorama de Santa Teresa: os rios como parte da paisagem
Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Na cidade ou no campo, os rios constituem parte integrante da paisagem natural ou humanizada, visto que são fonte de vida para a flora e a fauna locais, além de base para o desenvolvimento sustentável. Mesmo assim, em muitos contextos não merecem tratamento respeitoso por parte das comunidades a […]
Leia maisGincana Cultural 2018
Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Como parte das atividades desenvolvidas na gincana cultural do Ensino Médio no primeiro trimestre/2018, foi proposta como tarefa de grupo a cobertura digital do evento, mediante seleção de dados pertinentes para postagens pontuais no Instagram, consistentes em fotos, recursos audiovisuais, legendas e textos. Além de executores de tarefas de […]
Leia mais1as séries convidam para atividade da Gincana Cultural
Entre os dias 11 e 13 de abril, as turmas das 1ªs séries do Ensino Médio do Da Vinci estarão vivenciando a Gincana Cultural, inspirada no tema transversal do ano (“Educação Virtuosa: alimentos do corpo, alimentos da alma”). A atividade em questão estimula-os à demonstração de competências e habilidades, superação de desafios, resolução de problemas. No dia 13 […]
Leia maisGincana do Ensino Médio: cultura e estética em profusão
Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Desta vez, os ventos conspiraram a favor. Tudo nos conformes, sem manifestações no entorno, problemas no trânsito ou rajadas de chuva que impactassem o andamento dos trabalhos. Com esse panorama, a gincana do Ensino Médio, já transformada em permanência da agenda cultural do Da Vinci, pôde mostrar ao que […]
Leia mais1as séries convidam para atividade da Gincana Cultural
Entre os dias 05 e 07 de abril, as turmas das 1ªs séries do Ensino Médio do Da Vinci estarão vivenciando a Gincana Cultural, inspirada no tema transversal do ano (“Educação/Apreciação Estética: alimentos do corpo, alimentos da alma”). A atividade em questão estimula-os à demonstração de competências e habilidades, superação de desafios, resolução de problemas. […]
Leia maisGincana cultural do Ensino Médio: preparando para a vida
Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Assim como acontece com outros projetos institucionais, a gincana cultural do Ensino Médio, atividade acadêmica que demarca a transição do Ensino Fundamental II para o Médio, vem se firmando no cenário da Escola como uma rica oportunidade para os alunos experimentarem simulações da vida real, tanto para demonstrar potencialidades […]
Leia mais1as séries convidam para atividade coletiva da Gincana Cultural
No dia 18 de abril, segunda-feira, as turmas da 1ª série do Ensino Médio do Da Vinci estarão vivenciando uma tarefa coletiva da Gincana Cultural que consiste na simulação de uma praça de alimentação eclética. A exemplo do que serviu de inspiração para a agenda, a atividade será baseada no tema pedagógico abordado durante todo […]
Leia maisCulturalização e humanidades
Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Senti-me como na Festa de Babette, a saborear o manjar dos deuses. A culminância da gincana cultural do Ensino Médio (primeiras séries) fez-se um alento para pensares e sentires. Experimentação, ao vivo e em cores, do currículo de perspectiva cultural: no visível e no sensorial. Aprendentes convertidos em […]
Leia mais