Vivendo e recriando a História
26 setembro de 2013por Rachel Jacob
Era uma vez…
Contar e ouvir histórias faz parte da nossa vida!
Todos nós já nos emocionamos e/ou sofremos com personagens, já nos imaginamos nas situações mais inusitadas, já “vivemos” histórias.
Os alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II desenvolveram, durante o 2º período, a construção de “Histórias Ilustradas”. As turmas foram divididas em grupos e pesquisaram sobre a Península Arábica, a Europa Ocidental, a Europa Oriental e China, entre os séculos V e XV. Diferentes realidades históricas em um mesmo período de tempo foi o nosso foco. A partir de então, construíram uma história ilustrada retratando a vida de uma criança de 12 anos que vivesse em uma das realidades citadas.
Perceber as várias realidades políticas, econômicas e sociais vividas em um mesmo período, “brincar” com a História, se imaginar em um momento histórico e perceber suas possibilidades e dificuldades, pensar e criar (em grupo) uma possível vivência que atendesse a expectativa de todos, foram etapas divertidas, cheias de possibilidades que originaram “obras” belíssimas como: O Diário de Isabet, Capahala o menino de Meca, Diário de Tito Fung Sek, A História de Bartolomeu, Para viver um final feliz, A filha do rei, Em busca da felicidade, A viagem de Dante, A vida de Justiniano II, O casamento de Mei, Amor em Guerra, A grande Jornada, A Origem, A Guerra por outro lado, A vida de Anng e Opressão.
Foi perceptível o aprendizado da História nessa atividade pedagógica, na qual se valorizou a criatividade dos alunos e suas recriações históricas.