Vivências da diversificada Sexualidade: Fatos e Mitos – o olhar dos alunos
1 agosto de 2014Por Ana Luiza Cotta Mourão Guimarães – 1ª série I-4
Dando continuidade ao programa da Disciplina Diversificada de Sexualidade – Fatos e Mitos, estivemos, no mês de junho, em Santa Teresa, com o objetivo de transcender conhecimento sobre o assunto, através do processo de socialização com os alunos da Escola de Ensino Fundamental Ethevaldo Damazio. Aquilo que para nós já era uma grande expectativa tornou-se uma realidade além do esperado.
Já na chegada ao Da Vinci, a animação e o ‘frio na barriga’ podiam ser sentidos por todos nós. Nosso trabalho estava prestes a ser reconhecido. Ao longo da viagem, o companheirismo entre os integrantes da turma amenizou a ansiedade: cantamos, tocamos violão, recitamos poemas e conversamos muito durante o trajeto.
Chegando à casa de campo do Da Vinci em Santa Teresa, um belíssimo café da manhã nos esperava. Sob um dia nublado, lanchamos e conhecemos tudo o que o espaço podia nos oferecer, além de reservarmos um tempo para uma conversa pessoal, na qual passamos a nos conhecer melhor. Momentos assim são inspiradores para os alunos continuarem motivados durante o ano letivo.
Após uma aconchegante recepção na casa de campo, partimos para o centro de Santa Teresa, onde pudemos perceber os fortes traços italianos presentes na cidade, enquanto andávamos pelas ruas. Nem a chuva nem o frio foram capazes de tirar nossa animação para o que ainda estava por vir. Então, seguimos para um almoço típico durante o qual nos mantivemos muito próximos, mostrando-nos mais como pessoas do que como alunos/professor.
Era início de tarde quando chegamos ao colégio Ethevaldo Damazio. Naquele momento, o coração de muitos já pulava pela boca. Os alunos do 9º ano do turno vespertino, nosso público-alvo, entraram e sentaram-se nas cadeiras do auditório à espera de maior conhecimento sobre sexualidade. Chegara a hora tão ansiada.
Todos os grupos fizeram valer a pena o esforço para que tudo aquilo se concretizasse. Com diferentes focos como primeira vez, o masculino e o feminino, uso de anticoncepcionais, além de gravidez e maternidade na adolescência, cada grupo comandou sua apresentação com excelência, buscando a participação do tímido público presente. A tensão gerada por problemas técnicos não atrapalhou a qualidade das apresentações, comprovando que tudo o que é bom também é mais difícil.
Nossa tarde na escola pública foi dividida entre momentos de descontração, conscientização, apreensão e reflexão. Através das diferentes estratégias comunicativas utilizadas pelos grupos expositores, distintos sentimentos tomavam conta dos participantes. A interação entre os alunos daqui e de lá foi essencial para a continuação e transição dos diferentes assuntos (desde a formulação das respostas para o quiz do primeiro grupo até a escolha do final alternativo para a adolescente grávida no curta da última apresentação, a qual foi bastante discutida e terminou em polêmica). Ao final das apresentações, agradecemos imensamente a hospitalidade e o interesse dos alunos que nos acolheram.
Já no trajeto de volta, a descontração era evidente e contagiante. Havíamos dado o nosso melhor. Era hora de festejar. Regada a cantorias, conversas sobre a apostila em estudo e movimentos de stand- up por parte de alguns alunos, a volta foi extremamente divertida e hilária, fechando com chave de ouro uma excursão marcante e especial para todos os participantes que, chegando ao Leonardo Da Vinci, ecoaram pedidos de bis para mais uma vivência como aquela.