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Visita ao parque “Paulo Cesar Vinha”: alinhando teoria e prática

25 novembro de 2016

Por João Duarte Saleme de Sá

A disciplina de Ciências possui como algumas de suas características principais a observação, a experimentação e a resolução de problemas em uma abordagem focada no cotidiano. Para atender a essas características, durante o segundo período do ano letivo, os alunos realizaram um trabalho de 3ª nota intitulado “A influência da água e da luz na germinação de sementes”. Nesse trabalho, além das características já citadas, houve também ênfase no uso correto de instrumentos que seriam utilizados posteriormente em trabalho de campo (lupa, trena e máquina fotográfica). Como registro final do trabalho, houve a produção de um relatório nos moldes dos redigidos em ambientes acadêmicos.

Em outubro, durante a semana de 24 a 28/10, os alunos estiveram no Parque Paulo César Vinha com objetivos/propósitos pedagógicos bem definidos: aplicar as etapas do método científico, perceber as interferências humanas em ambiente de preservação e observar relações ecológicas estabelecidas no parque.

Alunos durante orientação do guia na trilha da Clusia

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O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha é considerado uma reserva de biodiversidade (fauna e flora) e está localizado em Setiba-ES, próximo ao município de Guarapari-ES. Recebe, diariamente, estudantes de várias partes do Estado para estudos observacionais e exploratórios.

Durante a visita ao parque, os alunos percorreram duas trilhas: a da Clusia e a da Restinga. Nesse percurso, a Equipe de Ciências elegeu cinco pontos estratégicos, levando-se em consideração as variações de temperatura, espécies de Clusia presentes, variedade de flores e as relações ecológicas que foram elencados pela Equipe de Ciências.

 Trilha de Clusia

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Trilha da Restinga

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Os alunos puderam vivenciar In loco o trabalho de pesquisadores que classificam e catalogam espécies de plantas e animais e conscientizam a comunidade acerca da importância da preservação dos ecossistemas.

Registro fotográfico de espécies de Clusia

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Durante a visita, houve coleta de dados por parte dos alunos, que estavam divididos em grupos e se utilizaram de trenas, lupas, máquinas fotográficas, termômetros e pranchetas fixadoras de blocos de anotação.  A observação/percepção foi uma habilidade muito bem explorada durante a excursão pedagógica, já que cada aluno possuía uma função especifica no grupo. Os dados coletados serão utilizados na construção de um relatório com as percepções acerca da visita, buscado estabelecer hipóteses para explicar a diferença entre o tipo de vegetação encontrado em cada trilha e responder se o ambiente encontrado estava de acordo com o que era esperado.

Medição de temperatura na trilha da Restinga

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Ponto final da excursão pedagógica

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Entendemos que essa proposta pedagógica proporciona um diálogo entre teoria e prática, possibilitando aos alunos pensarem o mundo em que vivem com olhos e mentes voltados às situações reais.

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