Viagem de estudos à Alemanha
3 março de 2015De 10/1 a 01/2 de 2015 o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Arthur Murad Vervloet, esteve na Alemanha participando de um curso em Freiburg. Ele conquistou uma bolsa para estudar alemão pelo programa Pasch – “Escolas: uma parceria para o futuro”, que viabiliza a ida de alunos à Alemanha, através de bolsas oferecidas pelo Instituto Goethe. Ele também visitou as cidades de Konstanz e Baden-Baden.
Bolsistas de várias partes do Brasil e do exterior foram selecionados para esta edição do programa, que incluiu intensa agenda de aulas e atividades extracurriculares e culturais realizadas ao longo das semanas.
Se durante a manhã o estudante participava das aulas, durante a tarde e finais de semana, parte do tempo era destinado a conhecer os aspectos culturais da cidade. “Conhecemos alguns pontos turísticos nas cidades visitadas e pessoas das mais diversas partes do mundo. A cada dia eu ficava mais à vontade com o idioma alemão, mas também pude exercitar outras línguas que aprendi, como o inglês e o espanhol.”
Durante o curso, Arthur participou de um grupo cujo objetivo foi registrar, com fotos e textos, os diversos momentos do curso, resultando numa revista impressa, entregue a todos ao final.
Abaixo, alguns registros feitos por Arthur durante a viagem.
Estudar um idioma com afinco é um caminho que vai além do aspecto linguístico. Possibilita ampliação de horizontes e também oportunidade de entrar em contato com diversas culturas.
Ao final do curso, ele foi submetido a uma prova de proficiência e aprovado.
Arthur foi o 15º aluno do Da Vinci a receber a bolsa. O curso de alemão no Da Vinci foi iniciado em agosto de 2009.
O QUE É O PASCH?
O objetivo do projeto PASCH é despertar nos jovens um duradouro interesse pela Alemanha moderna, sua sociedade e o idioma alemão. O Goethe-Institut assiste aproximadamente 500 escolas parceiras PASCH no sistema nacional de educação em mais de 100 países.