Transição do Fundamental para o Médio: perspectiva de aprimoramento
26 setembro de 2017Por Helena Barbosa Soneghet Lemos Vieira, 9º ano I2
Ao início do 2º semestre, os alunos do 9º ano tiveram palestras no auditório Leonardo sobre a transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio. Após uma breve introdução feita pela orientadora educacional Zuleme, os professores: Joelmo, Paulo de Tarso e João Duarte trouxeram, além de informações específicas de suas respectivas disciplinas, instruções para uma análise e leitura mais aprofundada de textos, conhecimento social, entre outras, para favorecer a transição para o Ensino Médio.
Interessante perceber, por meio das abordagens dos professores, que a maior parte do que tem que ser levado para essa nova etapa já está na bagagem cultural dos estudantes. Nela estão contidas algumas experiências que foram adquiridas durante a vida estudantil até hoje: viagens, exposições, palestras… Assim, o grande desafio para o Ensino Médio não são as novas disciplinas, mas sim, o quanto foi possível desenvolver de leitura, interpretação e análise, o que contribuirá para o aprofundamento do aprendizado.
O Ensino Médio pode até parecer difícil e assustador, porém, para aqueles que adquiriam um conhecimento cultural e pedagógico, não é nada mais que uma nova fase cheia de novas oportunidades. Uma continuidade que não perde o fio da meada com o que já se traz de conhecimento prévio e habilidade.