Sistema de Bibliotecas do Da Vinci
4 outubro de 2018Por Paulo de Tarso Rezende Ayub
Para propiciar uma aproximação de professores/alunos com o livro e valorizá-lo como recurso cotidiano, a Midiateca Dante Alighieri foi desmembrada em bibliotecas “espalhadas” pelas artérias da Escola: as bibliotecas de sala para o Infantil, com seleção de obras apropriadas a cada faixa etária; a “Biblioteca Infinito”, localizada na Praça das Invenções e com acesso exclusivo para o Fundamental I; e os espaços “Horizontes”, montados nos corredores do edifício principal, para uso exclusivo do Fundamental II e Médio, em três ambientes diferenciados de acordo com a faixa etária dos leitores, especificidades dos acervos e centros de interesse percebidos pela Escola no processo de formação dos alunos, ao largo da trajetória escolar.
No caso das bibliotecas de sala, os livros são utilizados como instrumentos cotidianos para potencialização da competência leitora e socialização de práticas, sob mediação dos professores.
No âmbito da biblioteca Infinito, que atende às primeiras séries do Fundamental, há uma grande circulação das obras do acervo e um controle das locações realizadas pelos alunos (por meio ótico), a cargo de uma profissional responsável pelo espaço, além da fixação de prazos para devolução, como condicionante para se fazerem novas retiradas. O espaço é dinâmico e serve a muitos momentos de leituras autônomas e trocas entre professores e alunos, contribuindo para uma visão de biblioteca integrada à sala de aula e às práticas de ciranda de livros.
Já no tocante aos Ensinos Fundamental II e Médio, houve uma mudança de política no contato com os livros, pois os alunos são responsáveis pela circulação, manutenção e devolução dos mesmos, estabelecendo-se um pacto de confiança em torno da competência leitora. Como estratégia de valorização do potencial didático-cultural do espaço, ali se concentram algumas partilhas de práticas leitoras entre alunos e professores, bem como visitas guiadas para consultas ao acervo e estímulos ao conhecimento de novas obras integradas, mediante exposição em destaque.
A Escola cuida de sempre manter/renovar o estoque à disposição dos usuários, de acolher sugestões trazidas por leitores potenciais e de divulgar as aquisições feitas, para que se crie uma consciência coletiva de que biblioteca é espaço dinâmico e humanitário, que só se firma quando os leitores são protagonistas do processo.
Horizonte 1
Horizonte 2
Horizonte 3