Projeto Parceria Solidária – “Outras práticas”
21 outubro de 2016Por Camila Gava Folli Carvalho
No mês de setembro, alunos do Da Vinci e da escola municipal Aristóbulo Barbosa Leão, participantes do Projeto Parceria Solidária, tiveram a oportunidade de vivenciar um momento muito especial na atividade intitulada “Outras Práticas”. A ideia consiste em oferecer aos alunos da escola parceira Aristóbulo Barbosa Leão (que já tem aulas de Matemática e Inglês desde o início do projeto em 2011), atividades esporádicas envolvendo outras áreas do conhecimento. A proposta teve início com a disciplina de Química e a aula foi ministrada pelo aluno da 2ª série do Da Vinci Théo Lousada Meireles, que foi acompanhado pelo professor de química Douglas Monteiro. O projeto da aula teve como objetivo trabalhar a química por meio de experimentos e despertar o interesse e a curiosidade dos alunos para o aprendizado da disciplina, tornando o conteúdo apresentado mais significativo para os estudantes.
A aula prática foi composta pela realização de alguns experimentos. Segue abaixo a descrição deles por Théo:
“No início do projeto pensei em experimentos muito grandes e depois, pensando melhor e junto aos professores, decidi montar experimentos mais simples. Levei um canhão de rolha para dar uma ideia de pressão e a relação com temperatura e volume, e usei exemplos do dia a dia para facilitar a compreensão dos alunos, como pneu de carro, panela de pressão e outros. Também realizamos outro experimento físico que é o submarino de garrafa. Usamos uma garrafa, uma tampa de caneta e massinha de modelar e água, quando apertamos a garrafa, a tampinha que boiava passa a afundar. Usei o experimento para falar um pouco de força e porque um barco boia, e novamente dei uma ideia da proporcionalidade. Mas de longe o experimento que os alunos mais gostaram foi o suco de repolho roxo, o nome é até autoexplicativo, mas o curioso é que esse suco é um indicador de ácido-base, então de acordo com o pH da solução a cor do repolho muda. Os alunos adoraram misturar as substâncias e ver a mudança de cor.”
Durante todo o processo os alunos apresentaram um interesse enorme em participar dos experimentos, além de demonstrar um encantamento em viver aquela experiência que para muitos, era única, pois vários deles nunca tinham entrado em um laboratório antes.
Segue abaixo o depoimento do aluno Lucas Segato, do Nível II do Projeto Parceria Solidária e do aluno-professor Théo Lousada Meireles sobre os momentos vividos em “Outras práticas”:
“Foi uma experiência ótima, em nossa escola ficamos sempre presos ao livro, nunca temos uma aula prática. Foi muito interessante a forma que pudemos associar a aula prática do professor Théo com o conteúdo aprendido na escola. ”
Lucas Segato
“Indescritível é a tamanha felicidade que me foi proporcionada ao ter o privilégio de realizar experimentos junto com os alunos da Parceria Solidária. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos para que isso se realizasse. Acredito que seja de suma importância estimular estes alunos a ter uma visão diferente das matérias que lhes são lecionadas em suas escolas, pois História não é só nomes e datas assim como física não é só conta e teoria. O gosto de aprender deve ser instigado nos alunos, claro que não vamos gostar de tudo, mas que busquemos saber sempre mais sobre o que gostamos.
Ver o sorriso no rosto dos alunos quando uma solução muda de cor, escutar aquele “ôoooo” de surpresa, sentir o puxão na camisa e se virar e ver uma jovem sorridente e curiosa com uma dúvida, certamente fizeram com que aquela uma hora e meia de aula fosse um dos melhores e mais marcantes momentos da minha vida. O sentimento de satisfação quando os alunos saem sorridentes da sala, lutando para poder tirar só mais uma dúvida é imensurável. É uma alegria diferente, distinta de uma mera realização.
Gostaria que essa proposta do projeto não fosse abandonada, ano que vem estarei no terceiro ano, e será difícil ter tempo para organizar tudo de novo, visto que é um ano corrido e repleto de compromissos. Seria ótimo se alunos levassem esse projeto a diante, com ideias novas. É possível instigar a busca pelo conhecimento nos jovens.
Este simples texto, está longe de demostrar o quão grato sou por essa oportunidade. Gostaria novamente de agradecer a escola e a coordenação do projeto, mas principalmente aos alunos que estiveram presentes, eles foram os verdadeiros responsáveis pela busca para a existência do projeto e quem me forneceram tamanha felicidade. ”
Théo Louzada Meireles
Noções gerais sobre postura e uso dos instrumentos no Laboratório de Química
Explicações gerais sobre os experimentos
Experimento do Canhão de rolha
Experimento do Canhão de rolha
Experimento com o suco do repolho roxo
Experimento com o suco do repolho roxo
Professor de Química Douglas Monteiro auxiliando o aluno Théo Meireles nas orientações aos alunos
Equipe reunida