Projeto Cultural Viagens e Literatura
11 julho de 2017Por Juliano Tonon
O Projeto Cultural Viagens e Literatura, trabalhado com os alunos dos 8ºs anos do Integral, tem como objetivo estudar as narrativas de viagem que constituem um riquíssimo gênero literário com possibilidades de trabalhos interdisciplinares, valorizando as experiências de viagens, reais ou fictícias, para engrandecimento e conhecimento de novas culturas.
Buscando valorizar o rico mosaico cultural formador da identidade capixaba, o Projeto cultural Viagens e Literatura tem dado um enfoque especial às narrativas que contemplam o espaço do Espírito Santo.
Excursão pedagógica
Tendo como tema as narrativas dos ilustres viajantes citados anteriormente, foi organizado uma excursão pedagógica às antigas vilas de Santa Cruz e Nova Almeida, locais que contam um pouco sobre a história do Espírito Santo, em especial a cultura indígena, tão presente no cotidiano dos capixabas.
Além do enfoque indígena, a excursão pedagógica abordou temas referentes a alguns importantes viajantes que estiveram, no século XIX, em Santa Cruz e Nova Almeida, como D. Pedro II, o pintor francês François Biard e o naturalista, também francês, Auguste de Saint Hilaire.
Dentre os lugares que foram visitados, os destaques foram a igreja de Santa Cruz, construída em 1855 e o Museu Histórico de Santa Cruz. Em Nova Almeida, o local de estudo foi a Igreja dos Reis Magos, com mais de quatro séculos de história.
Palestra com Cilmar Franceschetto
Na semana seguinte à excursão pedagógica, os alunos do 8º I1, tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com o pesquisador e diretor geral do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto, que trabalhou com os alunos a história de Victor Frond, fotógrafo francês que no ano de 1860 registrou as primeiras fotografias do Espírito Santo.
Frond, fez parte de um grupo de viajantes estrangeiros que, no século XIX, estiveram em terras capixabas para registrar, dentre outras coisas, o que restava dos povos indígenas que já se encontravam muitos aculturados devido ao processo de colonização portuguesa, iniciado no século XVI.