Parceria Solidária: encerramento 2016
8 dezembro de 2016Por Aurélio Soraes de Carvalho e Luise Schwan Soares (aluna da 1ª série I1)
Em 2011, o Da Vinci deu início a um importante projeto chamado “Parceria Solidária”, que consiste em aulas dadas por alunos voluntários do Da Vinci, com potencialidades em algumas frentes de conhecimento, a um grupo de estudantes da escola municipal Aristóbulo Barbosa Leão, com necessidade de tutoria para favorecer a aprendizagem significativa.
Em 2016, participaram do projeto 16 alunos da escola municipal parceira e 24 alunos do Ensino Médio do Da Vinci, além de professores e coordenadores.
No dia 18 de novembro, aconteceu o encerramento do projeto da turma deste ano, com um almoço e a entrega dos certificados. Estiveram presentes os coordenadores do projeto, os alunos monitores do Da Vinci, além dos representantes e alunos do Aristóbulo.
As aulas aconteceram às sextas-feiras nos espaços do próprio Da Vinci e contemplaram as disciplinas de Matemática e Inglês, além de uma aula piloto de Química, que diversificou o projeto. A proposta para 2017 é de manter as aulas de Matemática e Inglês e aumentar a frequência de aulas temáticas envolvendo outras disciplinas.
O depoimento da aluna da 1ª série do Ensino Médio do Da Vinci, Luise Schwan Soares, uma das tutoras do projeto, caracteriza muito bem a experiência pela qual transitam nossos alunos:
“Toda profissão exige seu próprio material. Toda criança é aluno. Todo aluno é criança. Assim como o pintor precisa de tinta e pincel, alunos carregam consigo durante todas as etapas escolares, o caderno, o lápis e a borracha, elementos sem os quais a eficiência no estudo e na aprendizagem não existiria. Somos eternos estudantes. Eternos leitores. Eternos escritores. Eternos matemáticos. Eternos físicos, químicos e biólogos. Somos eternos alunos. Eternos aprendizes da vida. Sempre imersos em cadernos e livros; lápis e borrachas; marca-texto e corretivo; até que em virtude da Parceria Solidária, eternos alunos puderam se metamorfosear em professores ocasionais.
Trocamos por algumas sextas-feiras do ano, os livros didáticos por planos de aulas e pelo livro do “professor”, o caderno pelo quadro branco, e as dúvidas pelas buscas e precisões. Na sala de aula, tudo continua semelhante e lá na frente, de pé diante de todos os alunos da escola Aristóbulo Barbosa Leão, estão estudantes do primeiro e do segundo ano, que se dedicaram durante toda a semana para dar aquela única aula. A dedicação de ambas as partes (alunos-professores e alunos) garante o aprendizado extremo durante o tempo veloz uma hora e meia de aula.
Seja tutor de matemática ou de inglês, seja aluno do primeiro ou do segundo ano, seja tímido, nervoso, calmo ou tagarelo; todos trabalhamos juntos para proporcionar uma aula divertida e interativa, criar estímulos para aprender números inteiros, radiciação e verbo to be, e para que no final da aula, no final do projeto, no final do ano, todos tenhamos a certeza de que o nosso esforço e dedicação com o projeto Parceria Solidária trouxe muito mais do que um certificado para nossas vidas pedagógicas e pessoais.
“Parceria Solidária”, são duas palavras que expressam com firmeza e clareza os princípios desse projeto. Uma parceria entre escolas, onde ambos os alunos “saem ganhando”. A solidariedade de todos os envolvidos em dedicar seu tempo e conhecimento para que todo “maquinário” que sustenta essa iniciativa funcione é essencial. E ao concluir todo esse processo, a indubitabilidade de que somos capazes de gerar um sorriso no rosto de uma criança, pelo simples fato de termos ensinado a ela como resolver algum problema ou como falar em outra língua, é impagável e insubstituível”.
Conheça mais o projeto Parceria Solidária:
http://www.davincivix.com.br/noticias/projeto-parceria-solidaria-outras-praticas/
http://www.davincivix.com.br/noticias/projeto-parceria-solidaria-2016/