Palestra: Projeto Artista Capixaba
25 março de 2019Por Gabriel Marinho Simor – 9ºA
Neste primeiro período do ano, nós, alunos do 9º ano, estamos com um projeto em mãos para apresentar à comunidade Da Vinci. O nome é: Artistas Capixabas. Em seu sexto ano de realização, o projeto voltou-se para dois importantes nomes da arte fotográfica capixaba: Gabriel Lordêllo e Tadeu Bianconi, tendo como objetivo a valorização da arte local e a apresentação aos alunos de técnicas e tipos de fotografia, além da sensibilização para a valorização da fotografia enquanto arte.
Para o desenvolvimento das atividades, nós recebemos os fotógrafos para uma palestra, realizada em fevereiro, na qual eles puderam falar a respeito de sua trajetória profissional, além de apresentar algumas de suas fotografias para o público que os assistia. Toda a palestra foi mediada pelos próprios alunos, que trouxeram perguntas a respeito da vida e da obra dos artistas. O momento, rico de aprendizagens e trocas, foi também emocionante, pois nos víamos diante do que há por trás do olhar que registra a imagem. Como sequência do projeto, faremos excursões pedagógicas com as temáticas Terra, Mar e Mesa, no final de março, quando exercitaremos também o nosso olhar fotográfico em locais como a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, a Colônia de pescadores na Enseada do Suá e o restaurante Papaguth.
Abaixo, vocês poderão conhecer um pouco mais dos artistas que são cenário do nosso projeto:
Tadeu Bianconi formou-se em comunicação social pela Universidade Federal do Espírito Santo e estudou Fotografia na Alemanha. Autor de três livros, Bianconi, que tem a alma de viajante, já fotografou diversas regiões da América Latina e Europa. Está sempre em busca de instantes do tempo que retratem as pessoas e cidades de forma simples e cativante. Gabriel Lordêllo conheceu a fotografia por influência do pai, um fotoclubista. Formado em jornalismo, com pós-graduação em gestão de comunicação, trabalhou na Rede Gazeta, onde atuou como fotojornalista e editor de fotografia. Possui um trabalho autoral de cenas do cotidiano da cidade e do folclore capixaba.
O projeto culminará com uma exposição de fotografias dos fotógrafos e dos alunos, no início de maio, no Da Vinci.
Gabriel Lordêllo na esquerda, e na direita, Tadeu Bianconi
Abaixo, duas fotos capturadas por Gabriel Lordêllo
Abaixo, duas fotos capturadas por Tadeu Bianconi