O Museu da Escola e a prática de habilidades sociais na Educação Infantil do Da Vinci
5 julho de 2019Por Dora Sodré
“Em primeiro lugar vem a dedicação, depois a habilidade”
“Todo o nosso conhecimento se inicia com o sentimento”
Leonardo da Vinci
Todos sabemos como é fundamental o desenvolvimento de habilidades sociais e, as crianças da Educação Infantil, estão em um momento muito propício para já começarem a perceber a importância do bem-estar em suas vidas.
O Museu da Escola, em funcionamento nos últimos 5 anos, tem nos trazido inúmeras situações desafiadoras e, para mim, uma constatação – um excelente momento e espaço para se observar e praticar habilidades sociais com as crianças.
Os alunos visitam o Museu da Escola, pelo menos três vezes, a cada uma das duas exposições anuais durante o ano letivo, e com pintores de movimentos artísticos diferentes. Ficam muito curiosos em relação aos artistas em exposição e sempre sabem na ponta da língua os combinados antes de entrarem no museu.
2015
2016
2017
2018
2019
Uma vez dentro do Museu da Escola, vão sempre tentando cumprir as regras e a participarem da visita guiada com perguntas e contribuições de seu próprio repertório, ora alcançado pelas vivências na sala de aula, ora por pequenas pesquisas que fazem junto à família, ou até mesmo de suas viagens ao redor do mundo.
Mais e mais pais vêm relatando o quanto seus filhos já valorizam as visitas a museus, quando estão em viagem, e como já são capazes de reconhecerem obras de artistas diferentes quando se deparam com algum quadro que já viram no Museu da Escola.
O modelo utilizado de visita guiada ao Museu da Escola para pais e filhos este ano, separado por turmas, nos mostrou também o quanto este momento tem cada vez mais sido valorizado pelas famílias, e o quanto todos nós estamos aprendendo com esta atividade. Pais e professores demonstram satisfação ao relatarem diversas experiências vividas e como elas têm despertado novos conhecimentos. Tudo isso envolvido por boas práticas sociais, que levam as crianças a despertarem para a necessidade de cumprir os combinados em lugares onde o respeito ao ambiente é fator sine qua non.
Um outro fator que também traz bem-estar para nós que estamos a frente do trabalho de colocar o Museu da Escola em funcionamento, e aqui preciso citar Luciana Biasutti, que além da curadoria, idealiza toda a concepção estética desse espaço do Da Vinci, é a seleção de artistas que serão estudados a longo prazo, e que serão expostos no Museu da Escola. Desde 2016, já foi planejado todos os artistas que ocupariam o museu até 2020, o que nos trouxe mais oportunidades de planejamento e estudo prévio. Aliás, já estamos pensando nos artistas que ocuparão o Museu da Escola de 2021 a 2025.