Notícias

Novo espaço para a Educação Infantil

2 outubro de 2019

O Da Vinci apresenta um novo conceito em Educação Infantil, criando ambientes educativos organizados e que possibilitam o protagonismo infantil.
“Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais”, explica Elza Corsi, formadora do Instituto Avisa lá, de São Paulo, em reportagem ao site Nova Escola.

Confira algumas imagens deste novo espaço para 2020.

IMG1_PATIO

Vista da entrada do Pátio educativo do novo espaço da Educação Infantil no Centro Educacional Leonardo da Vinci. O espaço, projetado pelo Estúdio Protobox, especializado em inovação e educação, conta com uma área para recreação dos alunos que explora questões sensoriais e estimula a interação.

 

IMG2_PATIO

Do Pátio Educativo, podemos visualizar o Ateliê multiuso e as salas de aula, que têm como proposta o uso de transparência para estimular a interação visual e o compartilhamento das produções que poderão ser vistas por pais e outros alunos, além de ser um espaço propício para as brincadeiras.

 

IMG3_PATIO

Há ainda, no Pátio Educativo, alguns elementos que permitem novas configurações, como a arquibancada sob rodízios, que pode ser utilizada como um minianfiteatro para contação de histórias ou para pequenas apresentações.

 

IMG4_PATIO

Nesta imagem do Pátio, temos como destaque uma estrutura/tela retrátil, que pode ser utilizada para delimitar uma área de convívio e atividades, como projeções audiovisuais, ou pode ser recolhida, liberando o pátio para o fluxo das crianças.

 

IMG5_SALA_DE_AULA

O novo conceito de salas de aula conta com espaços flexíveis e dinâmicos, com a possibilidade de alteração do espaço de acordo com as necessidades das atividades. No contexto de uma aula com interação em grupo, essa configuração atende perfeitamente a essa dinâmica.

 

IMG6_SALA_DE_AULA

As salas de aula dispõem de painéis retráteis com várias texturas, como lousa, superfície imantada e carpete, de modo que os alunos possam explorar, sensorialmente, cada um desses espaços. Além disso, há um apoio para o professor armazenar materiais pedagógicos e de apoio para as aulas.

 

IMG7_SALA_DE_AULA

Numa perspectiva de sala inovadora, uma outra possibilidade surge a partir do armazenamento das mesas no compartimento ao fundo, permitindo a distribuição de pufes e sofás pelo espaço, configurando uma espécie de arena para debates e apresentações.

 

IMG8_SALA_DE_AULA

A sala de aula multifuncional possui mobiliários flexíveis e todo o preparo para se transformar de acordo com as dinâmicas da sala de aula.

 

IMG9_ATELIER01

O Ateliê multiuso se apresenta como um espaço pensado para a criatividade. Um laboratório do fazer para crianças, que permite explorar habilidades manuais, espaços de leitura, experiências sensoriais e interativas, alinhadas com as habilidades necessárias para os profissionais do futuro de hoje.

 

IMG10_ATELIER01

O Ateliê é um espaço lúdico, com inúmeras possibilidades de explorar as habilidades dos alunos e estimular o pensamento criativo.

 

IMG11_ATELIER01

Paredes sensoriais, superfícies para escrita e nichos para leitura são alguns dos elementos convidativos do Ateliê do Ensino Infantil, para que os alunos possam desenvolver suas habilidades.

 

IMG12_ATELIER02

O segundo Ateliê Multiuso contempla em seu programa algumas vivências do cotidiano, com ambientes de uma casa, como estar e jantar, além de mini mercado, oficina, espaços que permitem vivenciar práticas como cozinha experimental e ações de educação financeira através dos ambientes projetados.

 

IMG13_ATELIER02

No segundo Ateliê multiuso, há uma área para prática de experiências corporais e sensoriais. Um espaço lúdico, estimulando a fantasia, com estrutura para prática de teatro, dança, contação de histórias e educação musical.

Imagens: Estúdio Protobox