Novo espaço para a Educação Infantil
2 outubro de 2019O Da Vinci apresenta um novo conceito em Educação Infantil, criando ambientes educativos organizados e que possibilitam o protagonismo infantil.
“Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais”, explica Elza Corsi, formadora do Instituto Avisa lá, de São Paulo, em reportagem ao site Nova Escola.
Confira algumas imagens deste novo espaço para 2020.
Vista da entrada do Pátio educativo do novo espaço da Educação Infantil no Centro Educacional Leonardo da Vinci. O espaço, projetado pelo Estúdio Protobox, especializado em inovação e educação, conta com uma área para recreação dos alunos que explora questões sensoriais e estimula a interação.
Do Pátio Educativo, podemos visualizar o Ateliê multiuso e as salas de aula, que têm como proposta o uso de transparência para estimular a interação visual e o compartilhamento das produções que poderão ser vistas por pais e outros alunos, além de ser um espaço propício para as brincadeiras.
Há ainda, no Pátio Educativo, alguns elementos que permitem novas configurações, como a arquibancada sob rodízios, que pode ser utilizada como um minianfiteatro para contação de histórias ou para pequenas apresentações.
Nesta imagem do Pátio, temos como destaque uma estrutura/tela retrátil, que pode ser utilizada para delimitar uma área de convívio e atividades, como projeções audiovisuais, ou pode ser recolhida, liberando o pátio para o fluxo das crianças.
O novo conceito de salas de aula conta com espaços flexíveis e dinâmicos, com a possibilidade de alteração do espaço de acordo com as necessidades das atividades. No contexto de uma aula com interação em grupo, essa configuração atende perfeitamente a essa dinâmica.
As salas de aula dispõem de painéis retráteis com várias texturas, como lousa, superfície imantada e carpete, de modo que os alunos possam explorar, sensorialmente, cada um desses espaços. Além disso, há um apoio para o professor armazenar materiais pedagógicos e de apoio para as aulas.
Numa perspectiva de sala inovadora, uma outra possibilidade surge a partir do armazenamento das mesas no compartimento ao fundo, permitindo a distribuição de pufes e sofás pelo espaço, configurando uma espécie de arena para debates e apresentações.
A sala de aula multifuncional possui mobiliários flexíveis e todo o preparo para se transformar de acordo com as dinâmicas da sala de aula.
O Ateliê multiuso se apresenta como um espaço pensado para a criatividade. Um laboratório do fazer para crianças, que permite explorar habilidades manuais, espaços de leitura, experiências sensoriais e interativas, alinhadas com as habilidades necessárias para os profissionais do futuro de hoje.
O Ateliê é um espaço lúdico, com inúmeras possibilidades de explorar as habilidades dos alunos e estimular o pensamento criativo.
Paredes sensoriais, superfícies para escrita e nichos para leitura são alguns dos elementos convidativos do Ateliê do Ensino Infantil, para que os alunos possam desenvolver suas habilidades.
O segundo Ateliê Multiuso contempla em seu programa algumas vivências do cotidiano, com ambientes de uma casa, como estar e jantar, além de mini mercado, oficina, espaços que permitem vivenciar práticas como cozinha experimental e ações de educação financeira através dos ambientes projetados.
No segundo Ateliê multiuso, há uma área para prática de experiências corporais e sensoriais. Um espaço lúdico, estimulando a fantasia, com estrutura para prática de teatro, dança, contação de histórias e educação musical.
Imagens: Estúdio Protobox