Infantil Bilíngue
21 fevereiro de 2018Por Dora Sodré
“As pessoas bilíngues desde pequenas utilizam mais áreas cerebrais e têm uma maior capacidade cognitiva.”
Ellen Bialystok, psicóloga e professora especialista em bilinguismo da Universidade York de Toronto, Canadá
Implementar um programa bilíngue, acreditando que a aprendizagem das crianças realmente vai superar-se em níveis jamais registrados antes por nós, não é tarefa simples.
A complexidade do processo de aprendizagem de qualquer língua, faz-nos tentar vários caminhos diferentes para ENSINAR, mas para as crianças, é simplesmente APRENDER, não importa em que língua. Simplesmente aguçar o que mais elas têm: a curiosidade.
Para que a aquisição de uma nova língua aconteça, não há receitas, mas há um conjunto, que deve ser muito bem articulado, de procedimentos a serem utilizados de forma a realmente promoverem a verdadeira aprendizagem. Não apenas a aprendizagem deste ou daquele vocabulário, mas a aprendizagem de conceitos, que mesmo sendo provisórios, compõem a cadeia natural da aquisição de conhecimento.
Neste início do décimo terceiro ano do nosso Infantil Bilíngue, sabemos ainda ter infinitas possibilidades a serem exploradas, mas certamente o que já alcançamos até hoje, é percebido por nós com entusiasmo.
Podemos presenciar crianças de Infantil II e III se arriscando a usar a língua inglesa em contexto, crianças do Infantil IV utilizando a língua inglesa espontaneamente em suas brincadeiras e alunos do 1° ano, já alfabetizados em Português, transferindo seus conhecimentos para a leitura em Inglês, mesmo sem terem sido formalmente ensinados. Tudo isso recheando as vivências de Matemática, Ciências, Geografia, Arte, Música e Movimento, em sua quase totalidade, chegando aos alunos através da Literatura.
Desde o início sabíamos que nossos alunos precisavam primeiro vivenciar e experimentar a língua-mãe como seu carro-chefe escolar. Quando decidimos que a língua estrangeira estaria a princípio focada nas habilidades de “listening/speaking”, sabíamos que as outras habilidades “reading/writing” seriam nossas coadjuvantes, mas não tínhamos ideia do quanto isso poderia ser desenvolvido na segunda língua. Hoje, temos convicção de que Reading, já pode fazer parte do nosso currículo de 1º ano do Ensino Fundamental e que o Infantil I também já pode iniciar vivências na língua inglesa. Para nós, é um mundo novo a ser desbravado, mas a sensação de ter encontrado mais caminhos que possam levar a aprendizagens significativas, trazem o sabor de mais desafios para o Infantil Bilíngue.
No vídeo a seguir, 5 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de 2017, participam de um momento criado para leitura em voz alta. Confiram a leitura da história “The Gingerbread Man” pela aluna Julia de Souza Netto Daroz.
Desenvolver um currículo de perspectiva cultural para crianças que estão inseridas no projeto educativo do Da Vinci, que tem a utopia permanente de desenvolver o homem integralmente, é um desafio sem par. Acreditamos muito que através do amálgama das duas línguas que compõem o currículo de formação dos pequenos aprendizes da Educação Infantil, conseguiremos alçar voos ainda mais altos.
Que seja muito bem-vindo o décimo terceiro ano do Infantil Bilíngue!