Gincana Cultural do Ensino Médio – cobertura cometida aos próprios alunos
6 maio de 2015Por Paulo de Tarso
Divulgamos, em primeira mão, informativos digitais produzidos por alunos das primeiras séries do Ensino Médio como desdobramentos das tarefas da gincana cultural realizada com eles (no final do mês de abril/2014) em torno da multiplicidade étnica que compõe o povo capixaba, tema transversal explorado pelo Da Vinci ao longo do presente ano letivo, já visibilizado na agenda de todos os segmentos e em outros movimentos cotidianos.
As produções foram consolidadas em PDF, o que impossibilita interferência por parte dos professores que as leram e avaliaram. São, assim, legítimas e verossímeis, porque revelam as possibilidades e limitações da faixa etária, ao enfrentarem o desafio de cuidar da cobertura jornalística de um evento desta dimensão; selecionar os focos para abordagem; exercer a lecto-escritura em diferentes idiomas (Português, Inglês, Espanhol); atuar numa produção real, desde a concepção até a edição, vivenciando de perto a função social da linguagem.
Os grupos que executaram esta tarefa foram avaliados pelo layout/estética da diagramação, abrangência e imparcialidade, adequação à estrutura dos gêneros trabalhados (editorial, reportagem e entrevistas), coesão, coerência e gramaticalidade. Uma gama de critérios que, além de propiciar comparações qualitativas, serviu como norteador aos alunos para se descincumbir de atribuições que se aproximam de experiências cotidianas nos mundos do Trabalho e da Academia.
A leitura do material, no todo ou por partes, mostra o envolvimento dos alunos (os “repórteres em ação” ou os executores das tarefas descritas em linguagem verbal e não-verbal) com a perspectiva cultural do currículo, demonstrando, uma vez mais, como pedagógico e educacional entrelaçam-se positivamente ao instituirmos os estudantes como protagonistas do conhecimento e gestores de suas responsabilidades.
Confira os arquivos abaixo:
Gincana Cultural 1a serie I3 1