Excursão Pedagógica: exercendo a cidadania
5 maio de 2017Por Joelmo Costa
“Compreender deveres e direitos no âmbito da cidadania, além de solidificar valores que lhes permitam transitar pela vida escolar, comunitária e social com sensos ético/estético”
Foi de posse dessa importante competência do segmento que um grupo de alunos dos 6º anos, após a excursão pedagógica intitulada “Monumentos de Vitória”, em outubro do ano passado, enviou uma carta ao prefeito da cidade, denunciando o abandono dos monumentos visitados e reivindicando a restauração dos mesmos, que se encontravam pichados e sujos.
A excursão (publicada no site do Da Vinci com o título “Excursão pedagógica dos 6ºanos: monumentos históricos e ocupação espacial”) foi realizada num contexto pedagógico que envolveu as disciplinas de Arte (arquitetura dos monumentos), História (cultura dos povos representados nos monumentos) e Geografia (o espaço transformado na região visitada).
Diante da importância histórica desses monumentos, que juntos representam um pouco do mosaico étnico que forma a cultura capixaba, os alunos colocaram em prática a consciência e a atuação cidadã, tão importante para o funcionamento de uma sociedade que busca a consolidação democrática e o fim da impunidade no âmbito comunitário e nacional.
A reivindicação dos alunos e o retorno por parte dos gestores públicos é um movimento rico que demonstra que todos temos o dever de cuidar bem da cidade e o direito de cobrar a aplicação dos recursos na conservação do patrimônio público. O “pequeno” ato dos alunos tornou a nossa cidade mais limpa e mais bonita.
Alunos do Da Vinci na Excursão aos Monumentos de Vitória em outubro de 2016
Monumento aos Gregos (Praça da Grécia, próximo à Curva da Jurema): pichados e sujos
Monumento aos italianos (proximidade do Shopping Vitória): atos de vandalismo
Monumentos em março de 2017: recuperados e prontos para serem apreciados
Veja a matéria da excursão pedagógica no site da escola em:
Excursão Pedagógica dos 6ºs anos: monumentos de Vitória e ocupação espacial