Espaço Percorsi de Educação Infantil é inaugurado
6 fevereiro de 2020Nomeado de Percorsi, palavra italiana que significa caminhos, foi inaugurado oficialmente para pais e alunos na tarde da última segunda-feira, dia 3, o novo espaço da Educação Infantil do Da Vinci, formado por ateliês multifuncionais que rompem os modelos tradicionais de sala de aula.
Fruto do sonho da fundadora do Da Vinci, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, que, segundo a fala do diretor Geral, Ilton Chaves, é capaz de ver o que ainda não há, o espaço Percorsi foi desenvolvido para valorizar o “aprender fazendo”, de forma lúdica e dinâmica, agregando inovadoras tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com Maria Helena, o Percorsi traz uma estrutura física favorecedora de aprendizagens integradoras e colaborativas, que oportuniza descobertas em atendimento às metodologias de exigências contemporâneas.
Todo investimento nessa área moderna, atraente e flexível, entretanto, não seria eficiente, conforme explica o diretor pedagógico, Mario Broetto, se não estivesse vinculada a um projeto pedagógico consistente, conduzido por uma equipe docente experiente que une com harmonia e tranquilidade tradição e modernidade.
Para a coordenadora da Educação Infantil, Maria Telma Berno Mattos , os ateliês vêm para estimular ainda mais a criatividade e desenvolver habilidades e competências por meio, por exemplo, de oficinas de arte, experiências motoras e corporais, cozinha experimental e contação de histórias. Nesse contexto, o mobiliário é um facilitador por ser móvel e permitir reorganizações de acordo com os projetos pedagógicos em desenvolvimento.
Pais aprovam novo espaço
Atendendo ao convite para a inauguração do espaço Percorsi, que também contou com a sonoridade e animação dos professores de música Pedro de Alcântara, Elke Beilke e Simone Boechat e um lanche, muitos pais compareceram e aprovaram a nova estrutura.
Flavia Giacomim P. Almeida, mãe de três alunas do Da Vinci, uma delas a Lara, do Infantil IV, destacou o ambiente familiar. “Em toda volta às aulas, somos surpreendidos na escola com alguma novidade. Este ano, acho que a gente ganhou um presente. Eu gostei do novo espaço porque ele é amplo, claro, e isso cria um ambiente familiar bem bacana, onde as crianças podem se divertir e aprender. Tenho certeza que será um sucesso”, comenta.
Outro convidado que gostou da novidade foi o Akel de Andrade Lima, pai do Akel Filho, do Infantil III. “A educação hoje deve ser de uma forma lúdica, de aprender brincando. O espaço traz uma área do cotidiano e o espaço do fazer, mas também permanece a ideia de sala de aula, de educação tradicional. Me chamou a atenção ainda a possibilidade de interação entre as turmas”, explica.
Andrea Corrêa Cola, com dois filhos estudando no Da Vinci, entre eles o Pedro Frederico, do Infantil III, também ficou satisfeita. “Temos uma confiança muito grande na escola e fiquei encantada com o novo espaço. É uma oportunidade a mais para meu filho receber todo conhecimento de maneira lúdica e se sentindo cada vez melhor no período em que ele está na escola”, comenta.