Escritor Francisco Aurélio Ribeiro relembra encontro com alunos
24 setembro de 2018Por Victor Humberto Salviato Biasutti
Em 05 de setembro de 2018, Francisco Aurélio Ribeiro compartilhou no Facebook a “lembrança” a seguir.
“Há 27 anos com os alunos do Leonardo Da Vinci, Colégio de excelência que me homenageia com meu nome numa das salas ao lado de Ziraldo, Ana Maria Machado e outros da LIJ Brasileira. Muita honra!
Em 1991, num encontro com alunos do Leonardo da Vinci, que será repetido no dia 19 deste, 26 anos depois.”
Francisco, ao lado de personalidades importantes do Brasil e do mundo: Ziraldo, Ana Maria Machado, Miguel de Cervantes, Jorge Amado, Santos Dumont, Castro Alves, e tantos outros seus “colegas”.
Sobre sua “lembrança”, o professor Paulo de Tarso, do Da Vinci, escreveu.
ESCOLA DE PERSPECTIVA CULTURAL E DE VÍNCULOS
Uma escola que nunca se manteve restrita aos seus muros, sempre buscando integrações com o entorno, valorização do local, ampliação de divisas. Este é o perfil do Leonardo da Vinci que reconhecemos como uma de nossas marcas registradas. Mas quando esse reconhecimento vem do outro, num movimento espontâneo, assume dimensão afetiva que nos instiga a dar visibilidade ao currículo de perspectiva cultural e aos vínculos que se criam em torno dele.
As publicações em rede tendem ao efêmero/provisório, quando não passam despercebidas, tal o fluxo que caracteriza a circulação de informações via digital. Consultando o Facebook recentemente, deparamo-nos com uma manifestação do escritor e acadêmico Francisco Aurélio Ribeiro que faz menção à sua trajetória de parceria com o Da Vinci, em especial no tocante ao contato de nossos estudantes com a produção literária e autores locais em torno de temas relevantes que favoreçam sua autoformação e competência leitora.
Tomamos a liberdade de tornar pública esta postagem externa, primeiramente para agradecer a Francisco Aurélio por sua delicadeza e cuidado nas relações com a Escola, inclusive quando aqui comparece para manter conversas com os alunos-leitores e palestras em movimentos de formação destinados a professores; e em segundo plano para reafirmar, dando voz ao outro, que educação de qualidade é aquela que reúne pessoas em torno de projetos edificantes.