Da Vinci produz máscaras de proteção individual para profissionais da saúde
9 abril de 2020Com o objetivo de proteger os profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19 no Espírito Santo, o Da Vinci, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está produzindo máscaras de proteção individual. Cerca de 30 itens já foram fabricados desde o último dia 6, possibilitando junto com o Ifes a confecção de 200 itens.






As máscaras, compostas por uma armação e uma película transparente, são fabricadas na impressora 3D e na cortadora a laser disponíveis na Bottega Leonardo, o espaço maker da instituição. A produção é coordenada pelo professor de Geografia e Design Thinking Marcelo Moreto, e pela professora do Ensino Fundamental I Mariana Aguirre. Segundo os docentes, os equipamentos são capazes de produzir duas máscaras de proteção individual a cada uma hora e meia.
Para a fabricação, são necessários plástico e acetato, materiais que já fazem parte do acervo da escola para atividades das disciplinas de Design Thinking e Visualização e Solução de Problemas. O plástico é utilizado na confecção da armação: ele é comprado em filamento, derretido e sobreposto em camadas até atingir o formato desejado. Já o acetato é cortado para dar forma à máscara.
“Estamos, no entanto, com dificuldade de encontrar acetato transparente no mercado. Ele proporciona mais visibilidade, sendo o indicado para o trabalho dos profissionais de saúde”, afirma o professor Moreto.