Concurso de Redação da 2ª série do Ensino Médio
11 dezembro de 2013Por Luciana Marques
A partir de sua perspectiva cultural, o Da Vinci dedica-se à formação de homens, em sentido pleno. Por meio de um trabalho contextualizado, articulando saberes, obtém-se uma aprendizagem significativa, de forma a auxiliar o aluno na conquista da autonomia. Uma vez que a produção textual é um trabalho laborioso – que exige conhecimento sobre o assunto, domínio da expressão escrita e paciência para a reescritura –, as aulas de redação do Ensino Médio contribuem significativamente para essa formação plena do indivíduo.
O concurso de redação da 2ª série do Ensino Médio foi parte integrante do Projeto de Leitura, desenvolvido pela área de Língua Portuguesa, que viabilizou o contato dos alunos com livros diversos por intermédio de uma leitura escolarizada. Esse projeto objetivou a ampliação da visão crítica e do repertório cultural, tanto pelo contato com o livro, quanto pelas pesquisas sobre o autor e o contexto de cada obra.
Nesse ínterim, o principal desafio para os alunos referiu-se ao tamanho do texto (limitado a 400 palavras). Sob o gênero resenha crítica, foi preciso apresentar o autor, o contexto social e literário da publicação, uma síntese da obra escolhida, além de uma análise crítica. Por fim, eles sentiram na ponta do lápis o que bem disse Carlos Drummond de Andrade: “escrever é cortar palavras”.
Após muitas versões do mesmo texto, escritas e reescrituras, cortes e reelaborações, todos os alunos merecem nossos parabéns pelo primoroso trabalho. Aplaudimos, de maneira especial, os nossos vencedores.
Leia baixo as redações vencedoras: