Centro Musical: entrevista com o pai Antonio Carlos Prest
4 dezembro de 2017A habilidade de tocar um instrumento musical é algo maravilhoso e nunca é cedo ou tarde demais para começar. E um bom exemplo disso são pais de alunos do Centro Musical Da Vinci que, após verem a evolução dos seus filhos no estudo de um instrumento, também ficam interessados a aprender, como é o caso de Antonio Carlos Prest, pai do estudante João Antônio Silveira Prest, que faz aula de violão no Centro Musical.
- Qual foi o motivo de procurar o Centro Musical?
R: Quando o João Antônio matriculou-se no Centro Musical foi motivo de muita alegria, pois sempre achei interessante o contato com a música e, a meu ver, isso lhe faria muito bem. Após isso, fiquei acompanhando o seu desenvolvimento dentro da musicalidade. Já havia iniciado o contato com o violão sem professor, porém com muitas dificuldades, pois não tinha toda essa estrutura de hoje, com acesso a internet, aulas, diversidade de instrumentos musicais. Foi através de minha esposa, que adquiriu informação pelo site da Escola, soube que a escola oferecia esta oportunidade aos pais de participarem como alunos do Centro Musical. Comecei a estudar violão com a Professora Valeska Santos.
- Porque escolheu violão?
R: Minha paixão pelo violão é antiga, em 1986 com meu primeiro salário, comprei um violão Di Giorgio e assim iniciei meu contato com o violão e a tocar com ajuda de revistas com cifras, adquiridas em bancas de jornais. Porém havia um grande problema, pois não sabia como afinar o instrumento, e com esta dificuldade fui aos poucos perdendo o interesse, pegando o instrumento somente de vez em quando, mas sem nunca me afastar totalmente. Cheguei a tocar algumas músicas mais simples, tipo ” para não dizer que falei das flores”, com dois acordes somente e outras de estrutura com acordes mais simples e com o surgimento de oportunidade no Centro Musical, iniciei com o antigo violão e companheiro uma parceria.
- Quais os benefícios do estudo de um instrumento?
R: O instrumento ao meu ver é como se fosse um amigo, que você estuda e aprende a conhecê-lo na sua intimidade e passa a ter um diálogo, uma conversa na intimidade com ele através da música. Relaxa o espírito e o corpo e funciona como um meio de integração das pessoas. Com a musica, me aproximei mais do João Antônio, da família, dos amigos, fiz mais amigos, melhor desempenho no trabalho, no trânsito, gera uma energia boa. Minha vida pessoal melhorou muito com o estudo da música e a cada aula aprendo uma novidade e certamente, sei que ainda tenho muito para aprender e estudar.
- Como é estudar um instrumento? teve dificuldades?
R: É maravilhoso, tive muitas dificuldades com acertos e desacertos e desafios em cada ritmo, em cada etapa do aprendizado, mas sempre contei com incentivos de pessoas próximas e, claro, a minha professora.
- Costuma tocar com seu filho? Se apresentar para familiares?
R: Já tocamos juntos em alguns Saraus do Centro Musical e nas apresentações de Saraus para os familiares, participamos de todos os eventos desde que entramos para o Centro Musical. Atualmente entramos para um grupo de música na comunidade que frequentamos e está sendo muito legal. Agradeço imensamente a Escola Leonardo Da Vinci por abrir esta oportunidade aos pai de alunos.
Centro Musical
O Centro Musical Da Vinci oferece aos alunos um ensino musical de alto nível, que visa não apenas a informação técnica, mas o desenvolvimento da sensibilidade, concentração e disciplina.
Os interessados em estudar um instrumento individualmente ou em grupo (máximo 3 alunos) podem escolher entre as aulas de violino, violão, guitarra, saxofone, bateria, contrabaixo, flauta transversa e doce, teclado, canto popular e piano.
As aulas do Centro Musical em 2018 iniciam-se no dia 05 de fevereiro.
Mais informações no Centro Musical Da Vinci, ou pelo telefone 3334-6304.