Aulas integradas de Ciências, Tecnologias e Artes capacitam alunos a resolverem problemas reais
4 outubro de 2022A partir das metodologias STEAM e Design Thinking e da cultura “mão na massa”, estudantes desenvolvem soluções individuais e coletivas para demandas da sociedade.
Ciências, Tecnologias e Artes há anos fazem parte dos conteúdos das aulas dos diferentes segmentos escolares. Contudo, quando esses conhecimentos são integrados em um ambiente com diversas ferramentas, metodologias ativas e problemas reais para resolver, o resultado são soluções criativas, individuais e coletivas, desenvolvidas por alunos em formação e professores mediadores.
Isso é o que tem acontecido com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci nas aulas de STEAM, sigla que vem do inglês Science, Technology, Engineering, Arts e Math, e significa em português Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. As aulas acontecem na Bottega Leonardo, o espaço maker (espécie de oficina com várias ferramentas e equipamentos) da escola.
De acordo com o professor de Matemática, Francis Monteiro, o objetivo dessas aulas é desenvolver projetos interdisciplinares através das metodologias STEAM e Design Thinking e da cultura “mão na massa ou faça você mesmo”, capacitando os alunos a lidar com tecnologias e ferramentas para a materialização de ideias.
“Em um primeiro momento, os alunos são levados ao Letramento Maker para desenvolverem habilidades de alfabetização digital que possibilitem a criação autônoma de futuros projetos. Depois, eles são estimulados a observar uma situação e elaborar uma solução criativa através das ferramentas disponíveis e das competências desenvolvidas”, explica.
Ao final, em geral, os projetos culminam com a realização de uma Mostra Científica, que este ano acontece em novembro, além de entregas reais de soluções. Uma delas foi a criação artística e física dos troféus dos artilheiros do Handebol e do Futebol dos Jogos Intercores, competição esportiva da escola realizada em junho deste ano. Além de elaborarem todo o conceito dos objetos, escolhendo o material e os formatos de uma chuteira girando e uma mulher lançando a bola, eles usaram cortadoras a laser, impressoras 3D e sistema arduino para produzirem efetivamente as peças na prática. (Confira a matéria sobre os troféus)
Em outra iniciativa, ainda em andamento, as turmas de 9º ano também estão transformando quadros famosos de Monet, Picasso e outros artistas em objetos tridimensionais e com recursos auditivos para que pessoas com deficiências visuais do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo possam apreciá-las por meio do tato e da audição. Essas obras serão finalizadas em novembro.
Da Vinci na mídia: Aulas integradas de Ciências, Tecnologias e Artes capacitam alunos a resolverem problemas reais