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Artigo: A importância da educação na primeira infância

14 abril de 2023

Por Mário Broetto, Diretor Geral do Centro Educacional Leonardo da Vinci

 

Durante muitos anos acreditou-se que o ingresso em um curso superior de excelência, em uma universidade reconhecida, era o início de uma carreira promissora e bem-sucedida. Com o passar do tempo e o avanço de diferentes pesquisas nas áreas de Educação, Psicologia e Medicina, percebeu-se que essa trajetória de sucesso e desenvolvimento acadêmico e profissional começa bem antes, ainda nos primeiros anos de vida.

Esses estudos mostraram que é na chamada primeira infância, fase que vai desde o nascimento da criança até os seis anos de idade, que ocorrem 90% das conexões cerebrais. Isso significa que os estímulos recebidos nesse período podem durar a vida toda, interferindo diretamente no potencial de aprendizagem atual e futura do indivíduo.

Essa tese, inclusive, foi reforçada por um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa mostrou que uma educação de excelência, intencional e sistemática já na primeira infância proporciona uma diferença significativa no desempenho do aluno a longo prazo, o que desconstrói aquele senso comum ultrapassado de que apenas cuidados básicos infantis são suficientes nessa faixa etária.

Além disso, outro ponto de destaque é que o ambiente onde esse aprendizado acontece faz muita diferença. A escola é o primeiro espaço social que o indivíduo frequenta e, quanto mais cedo isso acontecer, mais benefícios podem ser obtidos. Isso porque há diversas evidências de que crianças de zero a seis anos que ficam em casa e só convivem com pessoas de outras faixas etárias demoram mais para desenvolverem autonomia e linguagem. Por outro lado, quando elas se relacionam com pares e outros adultos, como os professores, em um contexto diferente do que estão habituadas, passam a se comunicarem melhor. Isso se explica pelo fato de a aprendizagem se tornar relacional e também ao volume e à diversidade de estímulos que recebem e respondem.

Diante dessas peculiaridades, cabe à escola o imprescindível papel de inovar nas abordagens para a educação infantil. É fundamental apostar em uma aprendizagem baseada nos questionamentos, nas investigações e nas práticas pedagógicas criativas e exploratórias, ainda que bastante lúdicas e até envolta em brincadeiras, como é próprio da idade, que estimulam as conexões e os relacionamentos.

É importante também preparar as crianças para os conceitos, as habilidades e as demandas da vida escolar e em sociedade, a fim de que elas sejam capazes de aplicar seus conhecimentos na geração de ideias para as mais diferentes situações. Um caminho é colocar o ensino da matemática e da língua estrangeira no centro das abordagens já nesse início da caminhada acadêmica.

O principal intuito de uma educação de qualidade na primeira infância é possibilitar que a criança comece a pensar por si mesma logo nos primeiros anos e continue assim ao longo do seu crescimento físico e emocional. Esse será o maior acelerador para a sua aprendizagem nos anos posteriores.

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