Notícias

Alunos participam de atividades do projeto de Disciplinas Diversificadas

1 agosto de 2016

Por João Duarte Saleme de Sá

Durante parte do 2º período de 2016, os alunos da 1ª série do Ensino Médio participam do Projeto de Disciplinas Diversificadas do Da Vinci. Nesse projeto, que se inicia com uma apresentação dos quatro temas propostos pelos professores (Drogas, Eleitor do Futuro, Economia e “Todo Brasileiro é Louco por Carros”), os alunos escolhem um dos temas que trabalharão por sete quartas-feiras.

O Projeto “Todo Brasileiro é Louco por Carro” tem como objetivo trabalhar com o aluno o fato de que ele também é um dos agentes que compõem o trânsito, sendo fonte de problemas e uma das possibilidades de solução.

Durante o trabalho, são abordadas questões como mecânica básica, legislação de trânsito, valor real de um automóvel, primeiros socorros, entre outros. Como exemplo de atividades desenvolvidas ao longo do Projeto, descrevemos dois momentos:

  • Ida à UVV (Universidade de Vila Velha) para realização de um curso de Primeiros Socorros.

1

2

Em um ambiente bem aparelhado para atendimento da proposta (sala com ar-condicionado, datashow, bonecos para simulação, luvas, máscaras, etc,), fomos atendidos pela Profª. Adriana Müller Saleme de Sá, Coordenadora do Curso de Enfermagem, auxiliada por dois professores e 12 alunos da turma do 7º período de Enfermagem.

3

4

Utilizando-se de linguagem clara e adequada, foram abordados os procedimentos de primeiros-socorros que devem ser tomados em situações que envolvam engasgo, convulsão, hemorragia, queimadura, choque elétrico, fratura e parada cardiorrespiratória. A cada situação, havia uma abordagem teórica e uma prática, com simulações que contavam com a participação maciça dos alunos.

5

6

Após um lanche, os alunos tiveram acesso ao local onde havia uma simulação de todos os temas abordados anteriormente, para que fossem colocados em prático os ensinamentos discutidos. Nesse cenário, tentava-se simular uma condição de “estresse” que é sempre presente em situações que necessitam de primeiros socorros: pessoas gritando, paciente “atrapalhando” e se rebelando contra quem atendia, pessoas sangrando e espumando pela boca, etc.

7

Durante a atividade era sempre frisado que aquele momento não pretendia transformar os alunos em “socorristas profissionais”, mas sim capacitá-los para atuarem em momentos nos quais não há outras alternativas. Além disso, há todo momento a conduta inicial numa situação semelhante (ligar para o 192 ou 193) era reforçada.

8

Depois da simulação, houve mais um momento de prática, no qual a Prof.ª Adriana trabalhou técnicas de imobilização de fraturas utilizando materiais que estão ao alcance dos alunos (revistas, réguas, gaze, madeira, etc). Nesse momento, os alunos se dividiram em grupos de 5 para realizarem a atividade, com grande aproveitamento.

9

10

O aluno Caio Franco, da 1ª série I1 expressou sua opinião sobre essa experiência:

A disciplina diversificada de Carros, em especial a saída para o Curso de Primeiros Socorros da UVV, é um projeto importantíssimo para a interação dos jovens no trânsito. Destaco também o bom intuito, por parte da Universidade, de evitar a falta de reação perante a uma situação de acidente no trânsito. É fundamental que se perpetue e se expanda em todos os aspectos.”

Em suma, uma manhã de intensa aprendizagem e de trocas de experiências, que certamente será muito lembrada por todos os que lá estiveram.

 

  • Palestra com Filipe Cibien, Fisico e perito criminal da Polícia Civil do ES, atualmente atuando no Núcleo de Engenharia Legal e Acidentes.

11

Nesse encontro, Felipe abordou os seguintes aspectos:

  • Qual o papel do perito criminal?
  • Quais são as estatísticas dos acidentes de trânsito de Vitória?
  • Quais são os diversos atores que existem no trânsito, com foco especial no papel do ciclista, cujo número tem crescido cada vez mais em Vitória.

12

Felipe disponibilizou para os alunos aspectos importantes da maneira com a qual o ciclista deverá se portar no trânsito, utilizando o material a seguir:

Tags: