Aluno do Da Vinci é convidado para a XV Jornada Espacial
23 novembro de 2017O estudante do Da Vinci, Pedro Duarte Moreira, foi convidado a participar da XV Jornada Espacial, que acontece em São José dos Campos (SP), entre os dias 10 e 16 de dezembro de 2017. O convite ao aluno da 2ª série do Ensino Médio foi feito após seu excelente desempenho na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Apenas oito estudantes do Estado foram convidados para o evento.
A programação da Jornada Espacial inclui visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), à TV Vanguarda, ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Além disso, os estudantes participam de palestras e oficinas com especialistas em foguetes, satélites e astronomia.
Participante assíduo, Pedro coleciona medalhas em olimpíadas acadêmicas. “Desde o 3º ano do Fundamental participo de olimpíadas. Ao todo, já recebi 11 premiações, entre medalhas e menções honrosas. Participar de olimpíadas é algo que gosto muito, pois, além da boa relação com a área de exatas, gosto do desafio que este tipo de atividade propõe.”, declara.
“Este convite foi recebido com muita surpresa, pois indica que a minha participação na olimpíada foi além da minha própria expectativa. Será uma experiência única participar do evento e conhecer algumas dessas instituições”, avalia Pedro. O estudante, que pretende cursar alguma Engenharia ligada à Tecnologia, como Engenharia Biomédica, inicialmente, já está se informando sobre cursos e universidades fora do país. “Tenho o sonho de estudar na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. O país investe alto em pesquisa em novas áreas e a que pretendo cursar é uma delas. Percebo na Engenharia Biomédica, área que integra princípios das ciências exatas e ciências da saúde, um potencial muito grande”, conclui.
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). A prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio podem participar da olimpíada.