Aluna recebe bolsa de estudo e viaja à Alemanha
10 fevereiro de 2020Uma grande oportunidade: aprofundar os conhecimentos na língua e na cultura alemã. A aluna da turma de alemão do Da Vinci, Helena Duarte Póvoa, 1ª série do Ensino Médio, esteve na Alemanha, entre os dias 11/01 e 02/02 de 2020, participando de um curso de alemão. A estudante recebeu uma bolsa de estudo oferecida pela iniciativa PASCH, do Goethe-Institut, a alunos de colégios parceiros.
A parceria, exclusiva no Espírito Santo, iniciada em 2009, contribui com a solidez da formação integral dos alunos e tem possibilitado bolsas de estudos na Alemanha, para um maior aprofundamento da língua e da cultura, bem como a troca de experiências e vivências que consolidam uma aprendizagem com eficiência e excelência.
A iniciativa PASCH, presente em 1.500 escolas, em diferentes continentes, desde sua implantação, em 2008, oportuniza a seus alunos a experiência de vivenciar a Alemanha por três semanas. Os cursos gratuitos são oferecidos em diferentes cidades alemãs, a jovens entre 14 e 17 anos que demonstram interesse pela Alemanha de hoje, que estudam com afinco a língua e sua cultura, têm boas notas e estão engajados em algum projeto social.
Helena ficou em Frankfurt, onde fez uma verdadeira imersão na cultura local e teve uma grande aprendizagem.
Estudantes do Brasil e de vários países foram selecionados para o programa, que incluiu intensa agenda de aulas e atividades extracurriculares e culturais realizadas ao longo das semanas.
Ao final do curso, Helena foi submetida a prova de proficiência e aprovada.
Confira abaixo uma entrevista com a estudante e fotos da viagem.
Conte um pouco sobre a experiência dessas duas semanas de imersão na língua alemã.
No início eu fiquei muito assustada pois era a primeira vez que eu viajava sozinha e para fora do país. Mas ao passar dos dias tudo foi mudando. Fui notando a melhora do meu vocabulário na língua, a minha compreensão dos diálogos, a minha fala… É uma experiência bem desafiadora, mas a união do grupo foi fundamental para dias de aprendizados bem significativos.
O curso era até umas 15h, após isso, tínhamos as atividades dos monitores, que incluía passeios pela cidade, práticas esportivas, como patinar no gelo, idas a museus, óperas, entre outras atividades. As aulas eram muito dinâmicas, com músicas, exercícios práticos, jogos, o que facilitou ainda mais a imersão na língua. Com a viagem saímos da zona de conforto e somos “forçados” a praticar a língua, sinto uma diferença enorme entre meu alemão antes e depois da viagem. Além disso, a viagem também promove um amadurecimento, pois nos tomamos mais independente e confiantes. Não esqueço o dia que fui em um mercadinho, cumprimentei o vendedor e pedi meu pão com linguiça, tudo em alemão. É uma experiência única, a língua abre portas, me senti uma verdadeira cidadã do mundo.
Para você, qual a importância dessa experiência no aprendizado do idioma e o contato com a cultura germânica?
Desde o 4º ano do Fundamental eu tinha o sonho de estudar alemão. Minha mãe foi para lá e voltou falando muito bem do país e da sua cultura. Eu e meus colegas de sala, na época, pedimos a Escola para oferecer o curso para nós também, pois não havia disponível para o nosso segmento. Estou na 1º série do Ensino Médio e nunca deixei de estudar a língua. Minha mãe foi sempre minha grande incentivadora. Depois dessa viagem posso afirmar que o estudo de idiomas estrangeiros com fluência proporciona oportunidade de interagir com outras culturas ao redor do mundo e fazer amigos em outros países, além de ser um diferencial muito importante para o futuro profissional.
Foto mais famosa do curso! Todos alunos reunidos.
Estudantes brasileiros em Konigstein.
Konigstein.
Vistas da Main Tower- um dos prédios mais altos de Frankfurt com mais de 200 metros “Eu sou apaixonada por pôr-do-sol! Amo “colecioná-los!”
Vista que eu tinha da minha sala de aula!
Universidade de Frankfurt que também tem o nome de “Goethe”
Fotos da paisagem estonteante de Frankfurt.
A cidade à noite ficava extremamente iluminada.
Patinação no gelo.
Jogo de hockey! “Foi super divertido porque lá eles valorizam muito o hockey! É como se fosse o nosso futebol”.
Praça Römer
“Casa do famosíssimo escritor Goethe! Ele dá nome ao instituto e a faculdade que visitamos! Eu amei a casa dele e até comprei o livro mais famoso dele que é em alemão para tentar ler! O livro de chama Die Leiden des jungen Werther”.
Exposição de Van Gogh. “Foi emocionante ver esse quadro em específico ao vivo (Retrato de Armand Roulin, 1888) porque ano passado, na aula de artes, assistimos um filme sobre a vida de Van Gogh que se chama “Com amor, Vincent”, onde esse quadro apareceu várias vezes! Sinceramente foi muito emocionante poder presenciar ao vivo coisas que aprendi através da escola no passado! Assim como Van Gogh, também pude assistir uma ópera que estudamos quando pequenos na escola também, nas aulas de música, Rigoletto!
Ingressos da ópera Rigoletto.
Frankfurt Opera House – local onde foi realizada a ópera
Mainz
Uma parte dos brasileiros na festa de despedida! Eu levei uma bandeira do Brasil onde todos do curso assinaram e escreveram mensagens!