Por João Duarte Saleme de Sá
No terceiro período de 2018 os alunos dos 9os anos do Ensino Fundamental tiveram como tema gerador da terceira nota da disciplina de Química a mesma temática abordada pelo Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (Pnuma): a redução do consumo mundial de plásticos, especialmente pelo impacto que este tipo de material tem causado nos mares e oceanos. Segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de oito milhões de toneladas desse material não degradável vão parar nos oceanos todos os anos.
Os alunos iniciaram sua pesquisa assistindo o pronunciamento do secretário-geral da ONU, António Guterres, em mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente no qual, dentre outros aspectos, ele lembrava que as partículas de microplástico hoje presentes no oceano “superam as estrelas de nossa galáxia” (disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=EdEQjBVfFPA>). Assistiram também vídeos da campanha Mares Limpos, utilizaram reportagens da ONG internacional WWF (World Wide Fund for Nature), National Geographic, entre outras fontes, para se valerem de dados recentes e com isso conseguir criar campanhas mais pertinentes à realidade do local em que se encontram inseridos.
Os folders produzidos pelos alunos apresentam infográficos com informações atualizadas, trazendo imagens e dados referentes às consequências de cada tipo de objeto que acaba indo parar nos oceanos, levando os leitores a uma reflexão mais ponderada acerca desse tema tão relevante e necessário às discussões atuais.
Houve também produção de corais marinhos confeccionados com objetos plásticos (por eles coletados durante o terceiro período), para chamar a atenção dos demais alunos a respeito do assunto pesquisado. Durante todo o processo muitos alunos relataram que fizeram pequenas, mas significativas, mudanças nos seus hábitos diários, como a substituição das garrafinhas plásticas por metálicas e o uso de sacolas retornáveis, bem como a suspensão do uso de canudos e talheres descartáveis.