Transição do Fundamental para o Médio: perspectiva de aprimoramento

Por Helena Barbosa Soneghet Lemos Vieira, 9º ano I2

Ao início do 2º semestre, os alunos do 9º ano tiveram palestras no auditório Leonardo sobre a transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio. Após uma breve introdução feita pela orientadora educacional Zuleme, os professores: Joelmo, Paulo de Tarso e João Duarte trouxeram, além de informações específicas de suas respectivas disciplinas, instruções para uma análise e leitura mais aprofundada de textos, conhecimento social, entre outras, para favorecer a transição para o Ensino Médio.

5

2

Interessante perceber, por meio das abordagens dos professores, que a maior parte do que tem que ser levado para essa nova etapa já está na bagagem cultural dos estudantes. Nela estão contidas algumas experiências que foram adquiridas durante a vida estudantil até hoje: viagens, exposições, palestras… Assim, o grande desafio para o Ensino Médio não são as novas disciplinas, mas sim, o quanto foi possível desenvolver de leitura, interpretação e análise, o que contribuirá para o aprofundamento do aprendizado.

O Ensino Médio pode até parecer difícil e assustador, porém, para aqueles que adquiriam um conhecimento cultural e pedagógico, não é nada mais que uma nova fase cheia de novas oportunidades. Uma continuidade que não perde o fio da meada com o que já se traz de conhecimento prévio e habilidade.