Por Italo Alves
Os alunos do curso extracurricular de alemão do Da Vinci participaram da produção do livro “Brunos Tagebuch” (O Diário de Bruno), com o apoio e supervisão do projeto PASCH. O projeto foi uma cooperação entre o Colégio Vértice (São Paulo), Escola Barão do Rio Branco (Blumenau), Colégio Catarinense (Florianópolis), Colégio Poliedro (São José dos Campos) e o Da Vinci.
O objetivo do projeto foi escrever um livro de forma cooperativa, e além disso, praticar o idioma alemão. Cada escola foi responsável pela produção de um dos capítulos do livro, que começa um mistério: Bruno chega em casa no dia de seu aniversário e vê que houve uma invasão e tudo está revirado. Cada escola teve 6 semanas para planejar e escrever um capítulo, e no final desse prazo, o livro viajava pelo Brasil até chegar em seu próximo destino. O processo de desenvolvimento da história ocorreu no segundo semestre de 2014 e a versão final foi publicada em agosto desse ano.
Os alunos do Da Vinci foram responsáveis pelo capítulo final do livro, o que exigiu muita concentração e planejamento para dar um final lógico e interessante para o livro. “Trabalhar com um projeto interescolar foi muito interessante. Tivemos que usar bastante nossa criatividade e dar uma sequência às ideias dos alunos das outras escolas. Gostei em especial de ter feito o último capítulo do livro!”, relatou a aluna Fernanda Meira de Barros.
Confira abaixo a história do “Brunos Tagebuch”: