Recital do dia das mães: poesia, música e emoção

Por Luiz Henrique Menezes

No dia 16 de maio, no contexto da manhã afetiva, os alunos dos oitavos anos fizeram uma linda homenagem às mães, ao oferecer-lhes um recital, mesclando música e poesia. Foi um momento de intensa emoção, em que, ao subirem ao palco, os alunos puderam demonstrar o quanto o gênero lírico pode tocar nossas almas.

Aliás, a palavra lírico vem de lira, antigo instrumento utilizado na Antiguidade Clássica, o que revela a origem musical desse gênero literário, conforme o definiu Aristóteles. Por isso, a combinação foi tão propícia: violino, violões, flautas e voz mesclaram-se com textos escritos pelos melhores poetas da nossa língua para produzir um momento afetivo e intimista.

O Recital dos oitavos anos caracteriza-se por ser um projeto pedagógico desenvolvido durante as aulas de Literatura e Língua Portuguesa. Os alunos estudam poemas de autores diversos, aprendem as nuances e delicadezas da linguagem poética (concisa e bela por natureza) e desenvolvem habilidades relacionadas à arte da declamação, principalmente no que diz respeito à postura no palco, à dicção e ao volume de voz.

r1

r2

r3

A apresentação foi dividida em três atos: no primeiro, o público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre aquele que é considerado um dos maiores poetas da nossa língua: Fernando Pessoa, uma personalidade tão intensa e complexa que se desdobrou em outras personas, os famosos heterônimos.

No segundo ato, declamaram-se poemas de autores diversos, com uma temática variada, que partiu do amor para chegar à reflexão sobre a própria existência.

No terceiro e último ato, foi feita uma afetuosa homenagem às mães que, afinal de contas, era a razão principal do evento. Entre os atos, a plateia assistiu a belíssimas apresentações musicais. O resultado foi um encontro delicado e emocionante, que encheu os corações de todos os presentes.

r4

r5

r6

Confira alguns depoimentos de alunos:

“Eu nunca poderia imaginar que um recital poderia me emocionar tanto. Confesso que não me animei muito ao saber que participaria, mas, quando subi no palco, com o coração acelerado e um frio na barriga, vi minha mãe na primeira fileira. O sorriso que apareceu no rosto dela fez todos os ensaios valerem a pena.” (Giulia Castro, 8º I1)

“Participar do recital foi maravilhoso! Cheguei à conclusão de que todos os esforços, ensaios e recreios não foram perdidos. Tudo valeu muito a pena! A homenagem foi apreciada por todos, por quem recitou, cantou, tocou e também por quem assistiu. Foi uma gigantesca onda de emoção que gerou lágrimas nas mães e professores e uma alegria em todos os alunos. Naquele momento, aproveitamos para agradecer um pouquinho tudo que nossas mães fizeram e fazem por nós.” (Sarah Vecci Alcuri, 8º I1)

“Com entusiasmo me preparei desde o dia em que recebi a notícia de que seria a apresentadora do recital. Sempre gostei de poemas e o recital me deu a oportunidade de conhecer outros poetas e suas poesias e de apreciá-las ainda mais, ao mesmo tempo em que homenageava as mães.” (Julia Faleiros, 8º A)

“Para mim, o recital foi uma experiência ótima, pois devo admitir que, sendo uma aluna nova, fiquei um pouco receosa de participar. Mas recebi muito apoio dos professores e dos alunos e acabei me soltando e fiquei mais confortável. O resultado final ficou muito bom e todos apresentaram muito bem. De tão bonito que ficou, várias mães pediram os nomes dos poemas e das músicas, para lerem e guardarem. O recital foi maravilhoso!” (Luísa Santos Nothaft, 8ºI3)

Parabéns a todos os envolvidos!!!!